Quinta-feira, 08 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC

Site leilao de Imveis

Além da Sala de Aula: Professor utiliza intervalo para ensinar controle emocional por meio da matemática

Publicado: Data: 30/09/2022 Autor: Ascom

Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Aos 31 anos, Rodrigo Gonçalves trabalha nas escolas municipais e é o primeiro personagem da série de entrevistas que irá contar histórias de profissionais que estão transformando a vida dos alunos

Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no próximo dia 15 de outubro, a Prefeitura de Araguaína trouxe a história do araguainense, pedagogo e professor de Matemática Rodrigo Gonçalves, de 31 anos. Ele é o primeiro entrevistado da série “Além da Sala de Aula”, que irá mostrar iniciativas que estão transformando a vida de crianças por meio de projetos educativos e atividades extracurriculares nas escolas municipais.

O professor Rodrigo tem feito a diferença nos 15 minutos de intervalo para seus alunos, ao desenvolver o Projeto “Cubo Mágico 3x3x3”. Para ele, as peças despertam o interesse pela matemática e as técnicas usadas podem somar na vida das crianças.

“O intuito desse projeto é tornar a aprendizagem da disciplina algo prático e prazeroso. Com o cubo mágico, as crianças também conseguem aprender elementos geométricos como: vértices, faces e arestas, fração e simetria”, explicou o professor.

Com essa visão, o professor Rodrigo desempenha oito horas do seu dia na Escola Municipal Gentil Ferreira Brito. De uma forma lúdica, os estudantes das turmas do 5º ano, que possuem entre 10 a 11 anos, trabalham a concentração, controle emocional e outras habilidades dentro da matemática.

O projeto
O Projeto “Cubo Mágico 3x3x3” está em funcionamento desde o início deste ano letivo, além da presença do professor, alunas que aprenderam as técnicas também e repassam o conhecimento para os iniciantes.

“Eu fico com um cubo ensinando o passo a passo e tenho mais duas alunas que monitoram outros cinco alunos. É muito gratificante, pois a gente percebe nas crianças o interesse por aprender algo novo, desafiador e que poucas pessoas conseguem resolver”, afirmou o professor.

Diferencial
Segundo o professor Rodrigo, o diferencial de um bom educador é entender que o papel da profissão vai além de repassar o conteúdo com excelência em sala de aula, mas inspirar e encorajar os seus alunos. “Para mim, ser professor é semear o conhecimento, é poder contribuir com o futuro das crianças, sonhar com elas e motivá-las a acreditarem em seus sonhos”.

Exemplo de casa para a sala de aula
Professor desde 2012, segundo ele o interesse e a admiração pela profissão começou ainda na infância. “Minha mãe foi professora do município por muitos anos, então, o contato com a educação vem desde cedo. No ensino médio, eu também tive um professor que sempre colocava os alunos para ir na lousa, resolver exercícios e explicar, o que despertou ainda mais em mim o desejo pela educação”, disse Rodrigo.

Multiplicador de sonhos
Casado e pai de dois filhos, Rodrigo ainda conta que além de estar com a família uma das suas alegrias é colher os resultados da sua profissão. “Me sinto realizado em ser professor, fico muito feliz quando vejo um aluno ou aluna no comércio trabalhando ou na faculdade, logo vem a sensação de ter contribuído com a formação de cada um”.

“É muito gratificante, pois a gente percebe nas crianças o interesse por aprender algo novo, desafiador e que poucas pessoas conseguem resolver”, afirmou o professor

“O intuito desse projeto é tornar a aprendizagem da disciplina algo prático e prazeroso. Com o cubo mágico, as crianças também conseguem aprender elementos geométricos como: vértices, faces e arestas, fração e simetria”, explicou o professor Rodrigo

Publicado: Data: 30/09/2022 Autor:Ascom