Ester Oliveira, estudante do Centro Universitário Unitpac de Araguaína, presencia diariamente o desrespeito dos condutores com os pedestres no trânsito da região. Ela foi uma das pessoas abordadas durante a blitz educativa promovida pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) com foco nas faixas de pedestres. “Essa ação é muito importante, pois mesmo com a faixa aqui, muitos veículos não param e ficamos muito tempo esperando”, comentou Ester.
A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Trânsito e foi realizada no início da noite da última segunda-feira, 18, na Avenida Filadélfia. O local e horário que antecedem às aulas noturnas dos estudantes foram escolhidos de forma estratégica, devido ao fluxo de pessoas e veículos.
“Todo ano, o Conselho Nacional de Trânsito oferece vários temas para a gente abordar e sempre buscamos adaptar para a nossa realidade. O pedestre é o mais vulnerável no trânsito e a quantidade de atropelamentos tem nos preocupado. Falta o respeito dos condutores, que muitas vezes não param por medo de receberem uma colisão do veículo que vem atrás”, explica a chefe do departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia
Orientações para uma travessia segura
Neste ano, a campanha traz a temática “No trânsito, escolha a vida”, trabalhada por meio de atividades de educação, fiscalização e engenharia, que serão intensificadas até o dia 29 de setembro, com intuito de diminuir os acidentes e desenvolver vias e espaços mais seguros e sustentáveis.
Durante a blitz educativa, os agentes da ASTT seguraram faixas, distribuíram panfletos e fizeram abordagens com orientações para os condutores e pedestres sobre como realizar uma travessia segura.
“Os pedestres têm muita dificuldade em atravessar, muitos não fazem o sinal de vida, que é acenar para o carro que está vindo que a pessoa pretende passar. Muitos atravessam correndo, sem verificar se todos os veículos pararam. Além disso, é importante sempre atravessar em linha reta, nunca na diagonal, assim ele ficará menos tempo exposto no trânsito”, orientou Suziane.
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o pedestre pode ser multado por atravessar fora da faixa, de acordo com artigo 254, que considera uma infração leve. Já os condutores que desrespeitarem a faixa de pedestre estacionando em cima, ou ultrapassando durante a passagem de uma pessoa, estão sujeitos a uma infração gravíssima com penalidade de sete pontos na CNH e multa que ultrapassa R$ 290,00.
Parceiros
As iniciativas também tiveram a parceria da GMA (Guarda Municipal de Araguaína), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), colaboradores da Revemar e estudantes do curso de Enfermagem do Unitpac, que fazem parte da Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem. As forças de segurança pública, como Polícia Militar, BPMRED (Batalhão da Polícia Militar Rodoviário e Divisas), CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) e Corpo de Bombeiros também são parceiros da campanha.
A acadêmica do curso de enfermagem Maysa Sousa, aprendeu que participar da ação é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal. “Não podemos ficar somente em uma sala de aula, focado só no curso, temos que fazer o bem para a nossa sociedade, independente se está na minha área ou não”, informou a estudante.
Todos pela vida
Além de auxiliar na distribuição de panfletos, os colaboradores da concessionária de motos, Revemar, exibiram uma faixa com uma mensagem forte e apelativa: “Mais de 30 mil pessoas morrem de trânsito por ano no Brasil. Não contribua com essa estatística”. A frase escolhida teve o intuito de despertar mais responsabilidade com o próximo.
“Nos últimos dias, nossa cidade registrou acidentes fatais e, infelizmente, com motos. Estamos aqui para conscientizar a população de ter mais harmonia no trânsito, porque a maioria dos acidentes registrados são por imprudência. Queremos que os veículos vendidos tragam satisfação, alegria e que os nossos clientes voltem em segurança para casa”, afirmou a gerente comercial, Tamyris Burjack.
As ações continuam
Até o dia 29 de setembro, pela manhã e à tarde, dezenas de escolas municipais receberão palestras ministradas pelos agentes da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito). Os colaboradores do Atacadão também assistirão a uma palestra sobre Segurança no Trânsito, às 15 horas, no dia 21, quinta-feira. E haverá mais uma blitz educativa no dia 25, segunda-feira, na Câmara Municipal, às 7h45.
(Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
Durante a blitz educativa, os agentes da ASTT e os parceiros distribuíram panfletos e fizeram abordagens com orientações para os condutores e pedestres sobre como realizar uma travessia segura
Os condutores que desrespeitarem a faixa de pedestre estacionando em cima, ou ultrapassando durante a passagem de uma pessoa, estão sujeitos a uma infração gravíssima com penalidade de sete pontos na CNH e multa que ultrapassa R$ 290,00.
"Essa ação é muito importante, pois mesmo com a faixa aqui muitos veículos não param e ficamos muito tempo esperando”, comentou a estudante Ester Oliveira
"Não podemos ficar somente em uma sala de aula, focado só no curso, temos que fazer o bem para a nossa sociedade, independente se está na minha área ou não”, afirmou a acadêmica Maysa Sousa