Como Atuamos?
A Ouvidoria atende a toda população e servidores de Araguaina. O atendimento é realizado mediante a escuta qualificada do cidadão, realizada por servidores comprometidos com o respeito e a ética profissional.
Ao registrar uma manifestação no serviço, sempre é fornecido ao cidadão (a) um número de protocolo para o acompanhamento do seu registro. A demanda será analisada, classificada e encaminhada ao setor de competência para conhecimento, resolução e resposta ao caso, sendo reencaminhada a instância para nova avaliação ou esclarecimentos quando não houver resposta satisfatória.
O que posso registrar na Ouvidoria?
Na Ouvidoria Geral, você pode registrar diferentes tipos de manifestações, sempre com o objetivo de melhorar os serviços públicos e fortalecer a transparência. Entre elas:
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Reclamação: quando um serviço não foi prestado de forma adequada ou houve falha no atendimento.
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Denúncia: comunicação de irregularidades, fraudes, ilegalidades ou mau uso de recursos públicos (pode ser feita de forma sigilosa).
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Sugestão: propostas de melhoria nos serviços, programas ou processos da administração.
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Elogio: reconhecimento de um bom atendimento ou de boas práticas realizadas pelos órgãos públicos.
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Solicitação: pedidos de informações, documentos ou providências relacionadas a serviços municipais.
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Pedido de Informação (Lei de Acesso à Informação): solicitação formal de dados públicos.
A identificação é obrigatória?
Não. O cidadão pode registrar sua manifestação de três formas:
- Não Sigilosa: os dados do cidadão são coletados e podem ser divulgados junto com a manifestação. Nesse caso, a denúncia fica restrita ao órgão ou setor diretamente responsável pelo assunto registrado;
- Sigilosa: Os dados são coletados pela Ouvidoria, porém, os dados do manifestante não são encaminhados para nenhum órgão externo;
- Anônima: Nenhum dado pessoal é coletado.
Quais são os Canais de Comunicação?
São várias as formas de acesso disponíveis para a manifestação do cidadão:
- Presencial pelo endereço disponivel indicado ao final da página
- Pelo 0800 649 2200
- Telefone fixo (63) 3411 7010
- WhatsApp (63) 99949 8869
- On-line pelo Link Abaixo
• Acesse aqui para fazer seu registro
Quanto tempo devo esperar para obter uma resposta?
Procuramos agir o mais rápido possível. Nos últimos anos temos obtido o menor tempo de resposta do Tocantins e de várias cidades brasileiras, dando respostas na maioria dos casos antes do prazo de 30 dias definido na Lei 13.460/2017.
Algumas questões podem demandar este tempo maior, pois algumas vezes há a necessidade de encaminhamento para outras áreas, instituições ou esferas de governo. A Ouvidoria acompanhará cada caso até obter uma resposta para fornecer ao cidadão.