Pontualmente às sete horas da manhã de um domingo com poucas nuvens e temperatura de 25 graus, mais de 1.500 atletas de estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste iniciaram a 3ª Corrida do Parque Cimba dentro das comemorações do 66º aniversário de Araguaína. O trajeto de oito quilômetros teve início em frente ao Parque Cimba, passando pela Via Norte, Avenida Marginal Neblina, contornando a Avenida Filadélfia e retornando pelas mesmas vias de volta ao parque.
Figura carimbada nas competições em todo o Tocantins, a corredora Ilza Ana Barbosa Ferreira, a Xeroza de Jesus, de 53 anos, moradora de Palmas, foi um dos destaques da prova com seu uniforme um pouco fora do padrão: peruca laranja, macacão verde, óculos e meias coloridas, e uma caixinha de som.
Ilza já foi jogadora de futebol, migrou para o atletismo há 20 anos e de lá para cá coleciona dezenas de títulos, troféus e medalhas, além de 18 participações na Corrida de São Silvestre. Na Corrida do Parque Cimba, a missão dela foi além da competição.
“Eu quebrei a perna um tempo atrás, me recuperei e vim para Araguaína para trazer um pouco de alegria. Por isso sempre escolho roupas coloridas e peruca. A mensagem que quero passar é de paz. O nosso mundo precisa ser diferente, com mais luz, com mais brilho. Eu levo minha caixinha de som para incentivar os corredores, parabenizar pela escolha do esporte, fazer as pessoas sorrirem”, compartilhou Ilza.
Elogios à organização
Gustavo Barros, 28 anos, de Aparecida de Goiânia (GO), foi o primeiro a completar a prova, em 22 minutos e 54 segundos. Ele foi o vencedor na categoria Elite Masculina e elogiou a estrutura da corrida.
“Mesmo com o tempo mais quente, o percurso foi muito bom, tinha água para todo lado, então foi excelente, a organização está de parabéns. Essa é a terceira vez que participo da Corrida do Parque Cimba e agora consegui chegar em primeiro. Eu considero Araguaína minha casa já, todas as provas daqui já fazem parte da minha programação de competições todos os anos”, disse Gustavo.
A mesma opinião foi compartilhada pela atleta Regiane Braga de Souza, 38 anos, de Anápolis (GO), primeira colocada na categoria Elite Feminina. “Essa foi a segunda vez que corri essa prova e tive a felicidade de ser bicampeã, em 2022 e 2024. O percurso é fantástico, o que atrapalha para nós, que viemos de longe, é o calor. Mas o trajeto é todo plano, bom para correr. A organização foi perfeita, pretendo continuar vindo, porque Araguaína já está no meu calendário de provas no ano”, enfatizou a corredora goiana.
Valorização
O araguainense Athilla Cavalcante Teles, de 32 anos, é um atleta experiente e conhecido na cidade por ser um dos primeiros a levar o nome de Araguaína para outras competições. Segundo colocado na categoria Veterano I Masculino geral e primeiro na categoria Araguaína - Adulto Masculino, Athilla celebrou o crescimento do esporte na cidade e os incentivos.
“A prova em si foi excepcional. Araguaína vem crescendo muito no número de atletas de corrida. Há 10, 12 anos, quando eu comecei a correr, eram poucos os praticantes, mas hoje a realidade é outra e isso é muito bom. Melhor ainda porque os organizadores de corridas, como a prefeitura, estão priorizando os atletas locais, isso é incentivo muito bom”, pontuou Athilla.
A cidade toda ganha
As duas provas promovidas pela Prefeitura de Araguaína em 2024, a Corrida do Trabalhador e do Parque Cimba, tiveram recorde de inscrições e participações. Para o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Edson Gallo, esse é um indicativo importante do crescimento de Araguaína no cenário das corridas de rua.
“Mais uma vez, estamos muito satisfeitos com o resultado, porque temos atletas locais motivados e uma grande participação de corredores de fora. A modalidade e as provas que organizamos geram um impacto econômico muito importante em nossa cidade, movimentando o comércio de artigos esportivos, hotéis, restaurantes, transporte, entre tantos outros segmentos”, afirmou o secretário.
Classificação geral
A premiação total foi de R$ 40.600,00, distribuída entre os três primeiros colocados de cada categoria masculina e feminina: Elite, Juvenil (de 14 a 19 anos), Adulto (de 20 a 29), Veterano I (de 30 a 39 anos), Veterano II (de 40 a 49 anos), Veterano III (50 a 59), Veteraníssimo (acima dos 60 anos). Confira os pódios:
Elite Geral Masculino
1º - Gustavo Barros de Souza (Aparecida de Goiânia – GO)
2º - Ismael Martins dos Reis (João Lisboa – MA)
3º - Leoney Oliveira Gomes (Palmas – TO)
Elite Geral Feminino
1º - Regiane Braga de Souza (Anápolis – GO)
2º - Jéssica Priscilla Conceição dos Santos (Porangatu – GO)
3º - Meire das Chagas Botelho (Palmas – TO)
Adulto Masculino
1º - Antônio Silva da Silva (Marabá – PA)
2º - João Fernandes dos Santos Silva (Palmas – TO)
3º - Silvanil Vaz Alves (Araguatins – TO)
Adulto Feminino
1º - Lívia Mariana Oliveria de Morais (Araguaína – TO)
2º - Iara Lima Paiva (Araguanã – TO)
3º - Marciane da Silva Santos (Araguaína – TO)
Juvenil Masculino
1º - Jean Carlos Sá Silva Pinto
2º - Otávio da Silva Sousa Santana
3º - Lucas Barbosa de Sousa
Juvenil Feminino
1º - Emilly Karolinny Conceição dos Santos
2º - Isabella Alves Guida
3º - Ana Beatriz Gomes da Conceição
Veterano I Masculino
1º - Manoel Moura das Chagas Filho
2º - Athilla Cavalcante Teles
3º - Vagno Silva do Carmo
Veterano I Feminino
1º - Maria Domingas Batista Medeiros
2º - Deiane Alves Martins
3º - Carleane Macedo Lima Garcia
Veterano II Masculino
1º - Antônio Francisco Silva Costa
2º - Roney Ferreira dos Santos
3º - Adelson Alves Rodrigues
Veterano II Feminino
1º - Euvanir Barbosa Borges de Paula
2º - Kelma Leal da Silva
3º - Luzinete Alves Coelho
Veterano III Masculino
1º - Renato Félix da Silva
2º - Adautro Conceição Nascimento
3º - Elinaldo da Silva Santiago
Veterano III Feminino
1º - Claudiana Baima Rabelo
2º - Maria do Espírito Santos Alves de Aquino
3º - Janira Rocha Dias Sousa
Veteraníssimo Masculino
1º - José Edvaldo Ferreira Lima
2º - Aluísio Leocádio Barbosa
3º - Amarildo Oliveira Silva
Veteraníssimo Feminino
1º - Natalina de Jesus Lucas da Silva
2º - Marilene Almeida de Araújo Silva
3º - Iracy Sousa Araújo
(Por Ricardo Sottero | Fotos: Marcos Filho e Thiago Santos / Secom Araguaína)
“O nosso mundo precisa ser diferente, com mais luz, com mais brilho. Eu levo minha caixinha de som para incentivar os corredores, parabenizar pela escolha do esporte, fazer as pessoas sorrirem”, compartilhou Ilza.
“A prova em si foi excepcional. Araguaína vem crescendo muito no número de atletas de corrida. Melhor ainda porque os organizadores de corridas, como a prefeitura, estão priorizando os atletas locais, isso é incentivo muito bom”, pontuou o corredor araguainense Athilla Teles
“Mesmo com o tempo mais quente, o percurso foi muito bom, tinha água para todo lado, então foi excelente, a organização está de parabéns”, disse o vencedor da categoria Elite Masculino, Gustavo Barros
“A organização foi perfeita, pretendo continuar vindo, porque Araguaína já está no meu calendário de provas no ano”, enfatizou Regiane Braga, corredora goiana vencedora da categoria Elite Feminino.