“Nada sobre nós, sem nós. Custa nos ouvir?”. Esse é o tema da 5ª Semana Municipal de Conscientização da Pessoa com Deficiência, promovida pela ADA (Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína), em parceria com a Prefeitura de Araguaína, entre os dias 17 e 24 de setembro. Ao todo, serão oito ações que abordarão a importância das leis, políticas públicas e iniciativas que promovam mais inclusão e a integração das pessoas com deficiência nos debates e tomadas de decisões.
“Durante essa programação, queremos aproximar a comunidade do conselho, envolver mais pessoas e despertar a sociedade para assuntos como a importância do respeito e de incluir as pessoas com deficiência nas pautas sociais”, informa a diretora de Articulação dos Conselhos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Maria do Amparo Frasão.
Nesta edição, estão previstas audiências públicas, mostra dos atendimentos voltados para as pessoas com deficiência, baile inclusivo e a 3ª pedalada da inclusão. A programação inicia dia 17, às 9 horas, com uma missa na Capela Mãe da Divina Providência, no Setor Coimbra.
Uma das ações mais simbólicas da Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Pessoa com a Deficiência é a tradicional caminhada, que passa pela Avenida Cônego João Lima, Rua Dois de Julho e encerra no Parque Cimba. O evento já está na 9ª edição e será na quinta-feira, 21, às 7h30.
"Essa semana de atividades é uma provocação à sociedade, uma afirmação contundente de que estas pessoas tem plena capacidade de decidir o que é melhor para elas. A pessoa com deficiência quer escrever sua própria história, ser protagonista nos temas que lhes dizem respeito. Mas não só isto, ela quer contribuir em todas as áreas em que ela sente que pode ser útil", pontua Marques Elex, assessor jurídico da ADA.
Parceiros e programação
A semana é um evento realizado pela ADA (Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Câmara Municipal de Araguaína.
Outras entidades como a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), o CER (Centro Especializado em Reabilitação), Hospital do Amor, Clínica Escola Mundo Autista e o Grupo de Ciclistas Batons do Cerrado também são apoiadores do evento.
Confira a programação completa da 5ª Semana Municipal de Conscientização da Pessoa com Deficiência:
17 de setembro (Domingo)
9 horas: Celebração da Missa na Capela Mãe da Divina Providência, no Setor Coimbra
Responsável: ADA
18 de setembro (Segunda-feira)
14 horas: Audiência Pública na Câmara Municipal de Araguaína
Responsável: Câmara Municipal de Araguaína
19 de setembro (Terça-feira)
7h30: Fórum Municipal e Eleição das entidades do CMPD no auditório da OAB
Responsável: CMPD
20 de setembro (Quarta-feira)
8 horas: Mostra dos Atendimentos voltados para as PCD’s em Araguaína na UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) do Cimba
Responsável: APAE, SEMED, Clínica Escola do Autismo e Centro Dia
21 de setembro (Quinta-feira)
7h30: 9ª Caminhada das Pessoas com Deficiência de Araguaína com concentração na Praça das Bandeiras
Responsável: ADA
22 de setembro (Sexta-feira)
9 horas: Palestras “Inclusão e Ação: Pessoa com Deficiência no Centro do Debate” no CER-IV
Responsável: CER-IV
23 de setembro (Sábado)
20h30: 2º Baile da Inclusão no Lions Clube de Araguaína, no Setor Couto
Responsável: CMPD e Casa de Articulação dos Conselhos Municipal da Assistência Social
24 de setembro (Domingo)
16 horas: 3ª Pedalada Inclusiva com concentração e encerramento no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma
Responsável: Batons do Cerrado e ADA
(Por Giovanna Hermice | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)