A Programação da 7ª Semana do Bebê de Araguaína inicia nesta segunda-feira, 22, às 19 horas, no auditório do Fórum, localizado no Jardim Filadélfia. A iniciativa faz parte do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como objetivo mobilizar a sociedade para promover o desenvolvimento saudável da primeira infância, na faixa etária de zero a seis anos de idade.
A abertura oficial terá a apresentação cultural dos alunos do 2º período da rede municipal de ensino com a música ‘Hora de tomar Vacina (Mundo Bita). Neste ano, o tema da semana será “Vacinar: um ato de Amor” reforçando compromisso do poder público na prevenção de doenças que já estavam erradicadas, mas que estão com possibilidade de retorno.
“A Semana do Bebê esse ano é voltada para um tema que acabou envolvido em muita desinformação nos últimos tempos. As vacinas do calendário oficial passaram por rigorosos processos de avaliação, por isso seu uso é seguro. As vacinas ajudam a garantir a saúde das crianças e evita que doenças consideradas já erradicadas, como a poliomielite, retornem”, explica a diretora interina de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria da Assistência Social, Rhaíssa da Rosa.
São mais de 60 ações entre palestras, vacinação, atividades lúdicas e educativas organizadas pela Prefeitura de Araguaína em parceria com o Conselho Tutelar, NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ações de Educação
Na área da Educação, haverá palestras sobre a importância de vacinar e atualizar as cadernetas, atividades lúdicas com apresentação musical, teatral e pinturas. Além disso, salas foram reservadas para leitura, cinema com a transmissão de filmes educativos, rodas de conversa, contação de histórias, brinquedoteca e momento para o café da manhã.
A Secretaria da Educação de Araguaína disponibilizou quatro creches para a programação da Semana do Bebê. No dia 23 de maio, terça-feira, das 13h30 às 17 horas, haverá ações lúdicas, educativas e de saúde no CEI (Centro Educacional Infantil) Municipal João Ribeiro, localizado no Setor Nova Araguaína.
No dia 24, das 7 às 11 horas, é a vez dos pais e alunos do CEI Municipal Pedro Carreiro, localizado no setor Barros, receberem a programação da Semana do Bebê.
No dia 25, no mesmo horário, os pais poderão levar os seus bebês para vacinar na Creche Normando Sousa Linhares.
Na sexta-feira, 26, no horário das 7 às 11 horas, o encerramento das ações educativas e lúdicas será no CEI Professora Edilia Moraes Soares, que fica no Bairro Araguaína Sul II.
Foco na saúde
As 18 UBS (Unidades Básicas de Saúdes) em atividade contarão com a apresentação da palestra “Vacinação e as doenças prevalentes na infância” para os usuários presentes nos períodos matutino e vespertino, do dia 23 a 26 de maio. As equipes também irão até às creches municipais palestrar sobre o tema e imunizar as crianças, além do Dia D de atualização do cartão vacinal, que acontecerá no dia 27 (sábado), em todas as UBS.
Assistência Social
O Município preparou sete locais para atender desde os servidores a usuários dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a palestra “Cuidar do outro começa com o autocuidado”, conduzida por profissionais de psicologia.
Mais atividades
Após a abertura oficial, no dia 22, o próximo evento em destaque é uma cerimônia restrita no dia 24, quarta-feira, para entregar o Título de Bebê Prefeito 2023, às 9 horas, no Hospital e Maternidade Dom Orione.
O balanço das ações realizadas será feito no dia 26, sexta-feira, às 9h na UBS Dra. Esmeralda Medrado (Vila Azul). A ação final da Semana do Bebê será o Dia D de Atualização do Cartão Vacinal, que será realizado em todas as UBS, no sábado, 27, das 8 às 17 horas. (Giovanna Hermice | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)