Diversas tendas foram montadas no Parque Cimba para o Dia do Autocuidado, uma das ações do Setembro Amarelo da Prefeitura de Araguaína. Em cada uma delas, os frequentadores tiveram acesso a serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, tipagem sanguínea, orientações psicológicas e nutricionais, além de música ao vivo e uma apresentação com 17 crianças atendidas pelo Caps Infantil (Centro de Atenção Psicossocial).
As ações foram promovidas na última sexta-feira, 15, em parceira com faculdades públicas e privadas da cidade. Cada um dos serviços levou a mensagem da necessidade de atenção para o bem-estar do corpo e da mente, que faz parte das discussões sobre a saúde emocional do Setembro Amarelo.
Presente no evento, o prefeito Wagner Rodrigues falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento saudável da sociedade. “Estamos aqui para estender as mãos, fazer o que é importante para a comunidade. Obrigada aos parceiros que continuam acreditando na cidade de Araguaína, proporcionando crescimento com qualidade por meio dos professores, alunos e do ensino que é oferecido”, afirmou Wagner Rodrigues.
Pausa musical
As crianças assistidas pelo Caps Infantil seguraram plaquinhas com as frases “Você tem valor”, “Juntos somos mais fortes”, “Abra o seu coração para viver“, dentre outras, enquanto dançavam e cantavam a uma paródia da música “Hey, Pai”, da cantora Isadora Pompeo. A canção transmitiu uma mensagem de esperança, companheirismo e de valorização a vida.
Atendimentos
A digitadora Leidiane Carlos Eliotele aproveitou o momento para cuidar mais de si e buscar um atendimento na Clínica Escola da Facdo (Faculdade Católica Dom Orione). “Eu tenho muita ansiedade e sempre estou preocupada com a limpeza da casa. Fiquei sabendo da ação por uma amiga e fui muito bem atendida, amei ficar aqui”, contou.
Leide Aguiar é estudante do 10º período de Psicologia da Facdo e atendeu a comunidade por meio dos encaminhamentos. Ela avaliou positivamente o Dia do Autocuidado. “Estamos vendo tantas pessoas com essa coragem de sentar aqui, porque está visível ao público e isso significa que a mentalidade sobre o cuidado psicológico tem mudado”, afirmou.
Prevenção é um autocuidado
A dentista Lizandra Coimbra também foi uma das beneficiadas pelos serviços, ela aproveitou para testar a glicemia. “Meu pai é diabético, então estou sempre fazendo esse exame. É uma forma de me sentir segura e de ter mais autocuidado com a saúde. Eu acredito que a prevenção evita outras doenças, como a diabetes, que pode desenvolver até problemas renais”, contou.
Cuidar da alimentação também faz parte
Segundo o professor do curso de Nutrição da Unopar, Bruno Augusto Santos, manter uma alimentação saudável é fundamental na manutenção do bem-estar emocional. “O uso de achocolatados e cafeína, por exemplo, inibem o efeito das medicações de tratamento para a saúde mental. Também estamos estimulando aqui o uso das frutas, descascar mais e desembrulhar menos para promover uma vida mais saudável”, informou.
Parceiros
O Dia do Autocuidado contou com a parceria do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), Faculdade Católica Dom Orione, Instituto Positive, UNOPAR, HDT (Hospital de Doenças Tropicais), UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e Facit (Faculdade de Ciências do Tocantins).
“Com essas ações oferecidas, queremos trazer a população mais para perto dos serviços da prefeitura e a parceria que a Secretaria de Saúde tem com as intuições é fundamental para despertar a importância do autocuidado”, complementou a superintendente da Secretaria de Saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues.
Quando procurar tratamento?
“O primeiro sinal é a mudança de comportamento: isolamento e tristeza precisam de atenção. O município conta com uma equipe de multiprofissionais para buscar reverter o quadro do paciente, que muitas vezes tem a visão equivocada e antiquada de que atendimento psiquiátrico é coisa de pessoa maluca”, informou o médico da RAPS, Márcio Pedrote.
O Município oferece atendimentos psicológicos e suporte psiquiátrico por meio da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), que o morador pode ter acesso a partir de uma UBS (Unidades Básicas de Saúde), solicitando uma consulta.
Outras formas de buscar ajuda
Em caso de risco imediato, é possível solicitar atendimento pelo número 192 para acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que encaminhará o paciente ao serviço de urgência psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, também pode ajudar pelo número 188 em todo o território nacional, 24 horas todos os dias e de forma gratuita.
(Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
As crianças assistidas pelo CAPS Infantil seguraram plaquinhas com mensagens positivas enquanto dançavam e cantavam uma canção sobre a valorização da vida
Presente no evento, o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância da educação para o desenvolvimento saudável da sociedade
Em cada uma das tendas do Parque Cimba, os frequentadores tiveram acesso a serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, tipagem sanguínea, orientações psicológicas e nutricionais
A dentista Lizandra Coimbra também foi uma das beneficiadas pelos serviços, ela aproveitou para testar a glicemia. “Meu pai é diabético, então estou sempre fazendo esse exame como prevenção”.