Os diretores da rede municipal de ensino de Araguaína trabalharam, nos últimos seis meses as diferenças, a importância do respeito e o diálogo nas escolas e creches. O evento Salão Científico: Práticas Exitosas de uma Gestão Escolar Democrática, realizado no último dia 28, no auditório da Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), foi o momento de exporem e relatarem os resultados obtidos com a nova qualificação.
Temas como o desenvolvimento de uma escuta ativa dos professores, pesquisas e capacitação sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), maior participação das famílias nas escolas, intolerância religiosa, entre outros assuntos foram abordados.
A diretora da Escola Municipal Vereador Raimundo Falcão Coelho, Jeany Gonçalves, estava entre as 100 diretoras que participaram do curso com carga horária de 120 horas. A gestora e a equipe desenvolveram um projeto para prevenir o bullying.
“Observamos o comportamento das crianças, principalmente nos intervalos, e percebemos xingamentos e apelidos. Assim, fizemos um trabalho que começou com os pais por meio da conscientização, pois nossos pequenos são um reflexo do que traz de casa e tivemos resultados”, relatou a diretora Jeany.
Importância de uma Gestão Escolar Democrática
Morador de Curitiba (PR), o professor Adelar Hengemühle tem 28 anos de experiência na educação e foi mediador do curso e também responsável pela palestra de abertura do Salão Científico. Na apresentação com o tema “O impacto da gestão nos resultados da escola”, ele explica como uma estratégia alinhada traz impactos para a formação dos alunos.
“A grande pergunta que permeou o curso foi: o que as crianças de Araguaína precisam para bem viver, hoje e no futuro? Respondendo isso e definindo o foco é feita toda a ação sem divisão da parte administrativa e pedagógica, ou seja, desde a portaria até chegar na sala de aula”, relatou Adelar.
Líderes que formam cidadãos
De acordo com o prefeito, o investimento da gestão em novos conhecimentos é fundamental para manter a qualidade do ensino intelectual e desenvolvimento social dos alunos.
“O papel da escola vai além do que passar conhecimentos no quadro. Os nossos diretores são líderes que incentivam os professores a permanecerem em sala de aula, ensinarem mais e terem mais atividades lúdicas. Entendemos também que essa capacitação continuada é uma oportunidade”, explicou Wagner Rodrigues.
Sobre o evento
O Salão Científico foi realizado no período matutino e vespertino com a presença de autoridades, secretários municipais e servidores da Educação. Além de palestras e relatos dos diretores, durante o evento, teve apresentação cultural da banda de músicos da Escola de Artes Reciclarte e o momento cultural com os alunos da creche Constantino Pacífico, que apresentaram o “Conto encantado em cordel: os três porquinhos”. (Por Giovanna Hermice - Foto: Marcos Sandes Filho /Secom Araguaína)
Temas como o desenvolvimento de uma escuta ativa dos professores, pesquisas e capacitação sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), maior participação das famílias nas escolas, intolerância religiosa, entre outros assuntos foram abordados.
A diretora da Escola Municipal Vereador Raimundo Falcão Coelho, Jeany Gonçalves, estava entre as 100 diretoras que participaram do curso com carga horária de 120 horas. A gestora e a equipe desenvolveram um projeto para prevenir o bullying.
“Observamos o comportamento das crianças, principalmente nos intervalos, e percebemos xingamentos e apelidos. Assim, fizemos um trabalho que começou com os pais por meio da conscientização, pois nossos pequenos são um reflexo do que traz de casa e tivemos resultados”, relatou a diretora Jeany.
Importância de uma Gestão Escolar Democrática
Morador de Curitiba (PR), o professor Adelar Hengemühle tem 28 anos de experiência na educação e foi mediador do curso e também responsável pela palestra de abertura do Salão Científico. Na apresentação com o tema “O impacto da gestão nos resultados da escola”, ele explica como uma estratégia alinhada traz impactos para a formação dos alunos.
“A grande pergunta que permeou o curso foi: o que as crianças de Araguaína precisam para bem viver, hoje e no futuro? Respondendo isso e definindo o foco é feita toda a ação sem divisão da parte administrativa e pedagógica, ou seja, desde a portaria até chegar na sala de aula”, relatou Adelar.
Líderes que formam cidadãos
De acordo com o prefeito, o investimento da gestão em novos conhecimentos é fundamental para manter a qualidade do ensino intelectual e desenvolvimento social dos alunos.
“O papel da escola vai além do que passar conhecimentos no quadro. Os nossos diretores são líderes que incentivam os professores a permanecerem em sala de aula, ensinarem mais e terem mais atividades lúdicas. Entendemos também que essa capacitação continuada é uma oportunidade”, explicou Wagner Rodrigues.
Sobre o evento
O Salão Científico foi realizado no período matutino e vespertino com a presença de autoridades, secretários municipais e servidores da Educação. Além de palestras e relatos dos diretores, durante o evento, teve apresentação cultural da banda de músicos da Escola de Artes Reciclarte e o momento cultural com os alunos da creche Constantino Pacífico, que apresentaram o “Conto encantado em cordel: os três porquinhos”. (Por Giovanna Hermice - Foto: Marcos Sandes Filho /Secom Araguaína)
“Fizemos um trabalho que começou com os pais por meio da conscientização, pois nossos pequenos são um reflexo do que traz de casa”, relatou a diretora Jeany
“A grande pergunta que permeou o curso foi: o que as crianças de Araguaína precisam para bem viver, hoje e no futuro?”, explicou o professor e palestrante Adelar
Ao todo 100 diretores participaram da nova capacitação com carga horária de 120 horas
“A grande pergunta que permeou o curso foi: o que as crianças de Araguaína precisam para bem viver, hoje e no futuro?”, explicou o professor e palestrante Adelar
Ao todo 100 diretores participaram da nova capacitação com carga horária de 120 horas