A Prefeitura de Araguaína iniciou, no último dia 11, o curso de formação da segunda turma que irá compor o quadro de agentes da GMA (Guarda Municipal de Araguaína). Os 24 candidatos foram convocados por meio de publicação no diário oficial e fazem parte da lista de classificados no primeiro concurso da Guarda realizado em 2020.
O curso realizado em parceria com a FAPTO (Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins) e o IFTO (Instituto Federal do Tocantins) terá duração média de cinco meses e a preparação dos alunos irá contar com a colaboração de instituições de diversas áreas da segurança pública e de trânsito, como a Polícia Militar do Estado do Tocantins, Polícia Civil, Guarda Metropolitana de Palmas, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, ASTT e SAMU.
“Nós nunca perdemos a esperança de também sermos chamados. Trabalhei 13 anos como vigilante, mas sempre na expectativa de fazer parte da Guarda Municipal de Araguaína. O curso está sendo muito bom, vim de imperatriz no Maranhão para participar da formação e estou muito satisfeito”, conta o aluno Antônio Pereira, de 35 anos.
Preparação técnica
As disciplinas ministradas durante o curso vão desde técnicas de segurança patrimonial, curso de armamento, práticas de tiro, treinamento físico, abordagem operacional, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), sobrevivência em campo, entre outras, totalizando 34 disciplinas.
“O curso também funciona como uma etapa eliminatória, por isso todo o conteúdo será cobrado dos alunos por meio de avaliações. Após essa etapa, os candidatos estarão aptos para atuar na segurança pública dentro do município de Araguaína, seja no combate à criminalidade, repreensão à violência contra a mulher, atuação na segurança patrimonial, fiscalização ambiental, patrulhamento escolar e fiscalização de trânsito”, explica a guarda municipal Isabella Arruda, coordenadora do curso de formação.
Atuação da Guarda
A GMA atua na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e atuar em parceria com outras forças de segurança da cidade. Em operação desde junho de 2021, a Guarda já realizou mais de 8,4 mil ações em Araguaína, entre patrulhamentos, recuperação de veículos furtados ou roubados, autuação de embriaguez no volante, apreensão de arma de fogo e situações de violência contra a mulher.
Nas ruas da cidade, em parceria com os agentes de trânsito da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), a GMA executa ações de prevenção a acidentes com blitz educativas e de fiscalização. Em 2022, o órgão recebeu 567 chamados e, nos dois primeiros meses de 2023, a quantidade de ligações já chegou a 234. O número oficial para acionar a GMA é o 153. (Por Felipe Maranhão | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
]“Nós nunca perdemos a esperança de também sermos chamados. Trabalhei 13 anos como vigilante, mas sempre na expectativa de fazer parte da Guarda Municipal de Araguaína”, disse o aluno Antônio Pereira
Ao todo, serão 34 disciplinas, entre cursos teóricos e ações práticas
O curso também funciona como uma etapa eliminatória, por isso todo o conteúdo será cobrado dos alunos por meio de avaliações