Formação de profissionais da educação e realização de consultas oftalmológicas, com cirurgias e doação de óculos são ações desenvolvidas pela Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Araguaína, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Federal, realiza todos os meses a Formação Inicial e Continuada dos Alfabetizadores e técnicos do Programa Brasil Alfabetizado. Na última formação, ocorrida no início de novembro, na Escola SESI Maria Marlei Madalena, foram capacitados 21 alfabetizadores, 4 coordenadores de turmas, 1 intérprete de Libras e 10 técnicos educacionais.
Além das formações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa Olhar Brasil, propicia aos alfabetizandos consultas oftalmológicas, cirurgias e doação de óculos, com atendimento em várias comunidades, associações de moradores, igrejas, casas de saúde e escolas municipais.
Sobre o Brasil Alfabetizado
O objetivo do Programa Brasil Alfabetizado é a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, e contribuir para a universalização do ensino fundamental, tendo em sua concepção reconhecer a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
O Programa, criado pelo Governo Federal e é coordenado pelo Ministério da Educação – MEC através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, faz parte das ações do Plano Brasil sem Miséria, no tocante à expansão e qualidade dos serviços públicos ofertados às pessoas em situação de extrema pobreza.