O novo pavimento é o mais resistente do mercado e é aplicado em camadas de 3,5 cm de espessura, dependendo da necessidade.
A Prefeitura de Araguaína iniciou os testes com o asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), na tarde desta sexta-feira, 25. O local escolhido foi a Rua Liberdade, no setor Noroeste, que já passava por obras de recuperação. “A rua estava limpa e preparada para a pavimentação. Queríamos agilizar esse teste para que possa ser disseminado por toda a cidade”, explicou o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé.
O trecho beneficiado tem 135 metros de extensão e recebeu camadas de 3,5 cm de espessura do novo pavimento. Na sequência, um rolo compactador deu o acabamento ao material. “É importante lembrar que este asfalto precisa de um tempo para fixação, já que ele é aplicado numa temperatura alta”, alerta Simão, que pede a colaboração da comunidade para que não violem os trechos interditados.
Outro ponto importante é com relação aos meios fios que invadem as ruas. No planejamento da via, são deixados espaços de 30 cm em cada um dos lados para compor a sarjeta. As rampas de acesso à garagem deverão ser feitas a partir do meio fio em direção à casa cidadão. “Não será permitido rebaixar a guia até o início do asfalto, obstruindo o caminho da água que desce pela sarjeta. Isso trará prejuízos para o pavimento”, completa o secretário.
Duas usinas de asfalto já estão em Araguaína, instaladas no Distrito Agroindustrial – DAIARA. Uma delas já está em funcionamento e a outra está em fase final de instalação.
Crédito: Leila Mel / Ascom Prefeitura