Conjuntos habitacionais seguem novo padrão da Política de Moradia na cidade com praça, escola, creche e unidade de saúde, além de ruas asfaltadas entre outras benfeitorias.
A Prefeitura de Araguaína entregará ainda neste ano à população os residenciais Costa Esmeralda (etapas I, II, III e IV) e Construindo Sonhos I. São 2.205 unidades habitacionais em construção, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, ao todo, serão beneficiadas 7.541 pessoas que necessitam de moradia em Araguaína.
Localizados nas proximidades do Setor Barros e em fase final de construção, os residenciais marcam um novo momento na política de moradia em Araguaína. “As casas serão adaptadas com acessibilidade para quem precisa, terão telhado em estrutura metálica e aquecedor solar para economizar energia elétrica, além de forros em PVC para oferecer mais higiene e melhor qualidade de vida”, explica o secretário Elenil da Penha.
Além da estrutura diferenciada das casas, além de redes de água potável e pluviais, os novos conjuntos habitacionais terão ruas asfaltadas, meio fio, passeios com acessibilidade, praça, escola, creche e unidade básica de saúde.
MAIS UNIDADES
Em evento realizado para a imprensa no dia 2 de agosto, além das 2.205 casas dos residenciais citados, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou a conquista de mais 4 mil unidades habitacionais para Araguaína.
“Já temos isso garantido do Governo Federal. Esperamos em breve superar a meta anunciada à população durante a nossa campanha, que é a construção de 7 mil casas nos quatro anos de gestão”, disse Dimas, lembrando que o cadastramento de pessoas interessadas e que se enquadram nos programas de moradia continua na Secretaria da Habitação.
Segundo dados do Observatório dos Municípios, 30% das famílias araguainenses não têm casa própria: 8% moram em imóveis cedidos e 22% em casas alugadas na cidade.
Fotos: Leyla Mell - Ascom Prefeitura