Os alunos criaram um percurso dentro da escola, simularam o comportamento de motoristas e pedestres e aprenderam o significado das placas de sinalização.
A semana nacional do trânsito este ano será comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, mas a Escola Paroquial São Vicente de Paulo, conveniada com o município, resolveu antecipar as atividades junto aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nesta sexta-feira, 13. Em uma pista desenhada no pátio da escola, as crianças demonstraram as maneiras corretas de se comportar no trânsito. Para a professora Luciana Alves, “a educação para o trânsito é tão importante quanto matemática e português, e nosso objetivo aqui é mostrar como deve ser um trânsito organizado”.
As apresentações também incluíram a responsabilidade de pedestres e motoristas na hora de atravessar a faixa. Foi o que mais chamou a atenção do aluno Helton Gabriel Nogueira, de 10 anos. “Eu ainda tenho muito medo quando preciso passar na faixa de pedestre porque a maioria dos motoristas não respeita esse direito”, disse.
Ainda dentro das atividades, as crianças se caracterizaram de guarda de trânsito, usando coletes confeccionados pela própria escola, e apresentaram aos demais colegas as placas de sinalização. O conteúdo que antes foi ensinado dentro da sala, agora foi levado para a prática. A diretora da escola, Tânia Maria, lembrou que a iniciativa de formar um cidadão consciente no trânsito precisa partir dos próprios professores. “O comprometimento da equipe docente foi fundamental para que esse tema fosse bem explorado e de várias maneiras. O trânsito é uma realidade importante na vida da sociedade”, finalizou a diretora.
Crédito: Abdon Barbosa e Arézio Soutto - Semed