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Pesquisa revela diagnóstico do Ensino Superior em Araguaína

Publicação:  03/07/2013 20h21
Última modificação:  03/07/2013 20h21
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Pesquisa revela diagnóstico do Ensino Superior em Araguaína

Resultado indica a necessidade de implantação de novos cursos de graduação

Na manhã desta quarta-feira, 3, o secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira, reuniu representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) para apresentar o Diagnóstico de Ensino Superior Ofertado em Araguaína feito pelo município junto a estudantes secundaristas, educadores, empresários e especialistas em economia. A reestruturação do Crédito Educativo também foi discutida na reunião, que aconteceu na sala de reuniões da secretaria.

Segundo o secretário Jocirley de Oliveira, o objetivo do diagnóstico foi formular, a partir da realidade, políticas públicas educacionais em parceria com as IES para atender a sociedade com cursos de graduação voltados para o desenvolvimento do município. “A Prefeitura visa andar junto com as instituições para que as ações atendam a verdadeira realidade do município”, explicou.

Estiveram presentes à reunião representantes da UFT, ITPAC, UNIDERP, FAEL, IFTO, UNOPAR e FACIT, além dos secretários Alberto Brito, da Fazenda, e Wagner Barros, chefe de gabinete.

Eugênio Piva, diretor geral do ITPAC, parabenizou a iniciativa da Prefeitura e disse que o diagnóstico irá ajudar a instituição para formalizar novas metas. “Antes as instituições trabalhavam de forma individual, cada uma procurando seus próprios objetivos. Agora estamos todos vendo de forma geral, procurando o desenvolvimento conjunto do município”, afirmou Piva.

A pesquisa, que foi realizada nos meses de maio e junho de 2013, apontou a necessidade de criar e melhorar os cursos superiores ofertados no município de Araguaína. Ainda segundo o estudo, os entrevistados acreditam na importância das IES como base para o desenvolvimento econômico e social da cidade e que o poder público deve absorver essa demanda de maneira planejada e articulada.

 

Crédito Educativo

O diagnóstico também será usado para a reestruturação do Crédito Educativo. O secretário municipal da Fazenda, Alberto Brito, afirmou que, devido a um déficit de R$ 4.165.426,86, gerado de 2010 a 2012, quando foi liberado um valor a mais do que o permitido por lei, o município suspendeu o serviço.  

Brito também apontou que o posicionamento atual do Município em relação ao Crédito Educativo é discutir com as IES, entidades de classe e Legislativo a reestruturação do Programa, democratizar o acesso ao crédito, dar continuidade ao atendimento a partir de 2014 obedecendo aos novos critérios e priorizar com o atendimento aos cursos que de fato contribuam com o desenvolvimento econômico, social e cultural da região de Araguaína.

 

Cursos solicitados

A pesquisa foi realizada com 124 alunos das escolas de Ensino Médio de Araguaína e 22 empresários, professores e especialistas na área de economia. Dos cursos solicitados pelos entrevistados, 16 ainda não são ofertados pelas IES de Araguaina. 

De acordo com o diagnóstico, os cursos que os alunos pretendem cursar nas IES de Araguaína após terminarem o Ensino Médio são: Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Arquitetura, Psicologia, Nutrição, Designer de Moda, Jornalismo, Agronomia e Relações Públicas.

Já os cursos que os empresários, educadores e especialista em economia acreditam serem importantes para o município são: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Fisioterapia, Engenharia de Produção, Engenharia de Minas, Arquitetura, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia Agronomia, Sistema de Informação, Nutrição, Recursos Humanos, Logística, Pedagogia, Cooperativismo, Psicologia, Comunicação, Biomedicina, Agronegócio e Agroindústria.

 

Opinião dos entrevistados

Também de acordo com o estudo realizado nas maiores unidades escolares que ofertam o Ensino Médio na cidade, concluiu-se que:

- 42,5% dos entrevistados consideram que as Instituições de Ensino Superior tem papel importante no desenvolvimento econômico, social e cultural do município;

- 16,6% dos entrevistados consideram que os cursos ofertados não geram desenvolvimento econômico para a cidade;

- 15,6% dos entrevistados consideram que é necessário ampliar a oferta de cursos no município;  

- 13,3% afirmam que é necessário melhorar a qualidade dos cursos ofertados pelos IES no município;

- 12% dos entrevistados consideram que é importante a abertura de crédito para entrarem na universidade.

 

Entre as 22 pessoas do segmento empresarial, especialistas em economia e professores do Ensino Superior, concluiu-se que:

- 100% dos entrevistados consideram que as Instituições de Ensino Superior tem papel importante no desenvolvimento econômico, social e cultural do município;

- 35,7% consideram que a qualidade dos cursos ofertados precisa melhorar, pois a mão de obra existente na região não atende as exigências de mercado;

- 25,4% dos entrevistados consideram que é necessário ampliar a oferta de cursos no município, visto a existência de novas demandas;

- 22,9% disseram que as IES podem contribuir com o município na implementação do pátio industrial;

 - 16% apontam os fatores locacionais e a formação dos munícipes como condição para o desenvolvimento econômico e social de uma região.



Crédito das fotos: Leyla Mel/Ascom
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