A meta é analisar mais de 2 mil processos periciais, contando com 14 médicos peritos
A Prefeitura de Araguaína é parceira da Justiça Federal no mutirão de perícias que acontece de hoje, 14, até a próxima sexta-feira, 19, no prédio das Secretarias do Trabalho e Ação Social e da Habitação, no Bairro São João. O evento reúne 14 médicos peritos e pretende atender 2.060 processos por incapacidade, total ou parcial.
O mutirão de perícias médicas visa dar celeridade aos processos que envolvem benefícios previdenciários que tramitam na subseção.“Estávamos desde dezembro aguardando uma resolução. Esse mutirão torna mais rápido o processo e atende as pessoas que precisam desse benefício, como é o caso da minha mãe”, disse a cabeleireira Marlete Sousa, 34, que acompanhava a beneficiária Maria Zélia Silva, 60.
Os processos constatarão a incapacidade, total ou parcial do solicitante e serão encaminhados para audiências de conciliação em uma das seis bancas de conciliação formadas por membros do INSS. A Prefeitura está contribuindo com toda a estrutura física para os atendimentos. “Colocamos nosso prédio e alguns de nossos equipamentos à disposição da Justiça Federal. Também atendemos às solicitações das equipes na montagem de tendas e colocação de cadeiras, por exemplo”, explica a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro.
Para atender às demanda, os atendimentos terão o auxílio de mais dois magistrados, o juiz federal José Alexandre Essado e o juiz federal substituto Rafael de Sousa Branquinho e Assis. O prédio das Secretarias do Trabalho e Ação Social e da Habitação fica localizado na Rua Humberto de Campos, nº 508, no Bairro São João (antigo prédio da UFT).