Quatro postinhos já foram reformados e entregues à população. A meta é que ainda este ano mais três sejam contemplados e que a reestruturação chegue a todas as 17 unidades
A reestruturação da saúde está seguindo o cronograma da Prefeitura de Araguaína. Das sete unidades previstas para reforma, quatro já foram entregues, duas estão em reforma e uma entrará em breve. Mais quatro unidades novas serão entregues ainda este ano e está prevista a construção de mais sete postinhos. “Quando assumimos a gestão, vimos que as unidades estavam precárias e a nossa meta é reestruturar o sistema básico de saúde”, afirma o prefeito Ronaldo Dimas.
Unidades reformadas
As unidades básicas de saúde Albeny Soares (Setor Noroeste), Manoel dos Reis (Bairro Jardim das Flores), Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Vicente Ferreira) e do Bairro de Fátima já foram entregues à população. Todas as unidades passaram a atender com farmácia básica, consultórios odontológicos e salas de higienização. “Antes trabalhávamos de forma improvisada e não conseguíamos atender as demandas adequadamente. Após as reformas, temos mais salas, podendo atender as demandas e ainda ampliarmos os atendimentos com a entrega de medicamentos”, aponta o secretário de saúde, Rubens Neves.
Nova mobília
Todos os postinhos de saúde receberão nova mobília e aparelhos de ar-condicionado, que estão sendo adquiridos pelo Departamento de Compras da Prefeitura. “Todas as unidades receberão móveis e refrigeradores novos, que serão entregues gradativamente nas unidades reformadas de acordo com os processos de aquisição”, aponta o secretário.
Em reforma
Estão em processo de reforma as unidades de saúde Palmeiras do Norte, no setor São Miguel, e do Araguaína Sul. Na primeira, o atendimento foi remanejado para o postinho do setor Nova Araguaína; na segunda, em uma casa alugada no mesmo bairro. A UBS do Bairro Eldorado já está reformada e aguarda apenas alguns equipamentos para ser entregue à população.
Novas unidades
Para reestruturação da saúde, quatro novos postinhos devem ser entregues ainda este ano: a UBS Juscelino Kubitschek, no bairro JK; a UBS do Setor Cimba, a UBS do setor Maracanã e a UBS José Ronaldo Pereira da Costa, no setor Dom Orione. “Estamos apenas aguardando o processo licitatório para aquisição dos equipamentos, que está em fase final”, apontou Neves.
A Prefeitura ainda conta com a previsão de construção de mais sete postinhos de saúde,cujos recursos estão garantidos pelo Ministério da Saúde.
Crédito das fotos: Leila Mel / Ascom Prefeitura