Durante inauguração oficial do Centro, Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, entrega projeto de ampliação da unidade para instalação de um berçário e uma incubadora.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (CIPRA) inauguraram na manhã desta sexta-feira, dia 23, em Araguaína, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). O local é uma unidade de acolhimento para animais que foram recolhidos, apreendidos ou entregues voluntariamente para cuidados e acompanhamento médico veterinário.
Como parceira das duas instituições, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, elaborou um projeto de ampliação do Centro. De acordo com o secretário, Bruno Rangel, a Prefeitura fez o projeto para ampliar a unidade, onde será feito um berçário e uma incubadora própria para os animais pequenos. “Somos parceiros e como tal, estamos buscando recursos para implantar o berçário e a incubadora, além de elaborar o projeto”, explicou o secretário.
Durante a inauguração oficial do CETAS, estiveram presentes o presidente do Naturatins, Stalin Bucar, o comandante do 2º BPM, Major Silva Neto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcus Marcelo, além de representantes do Corpo de Bombeiros, do CIPRA de Araguaína e outras entidades.
CETAS
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) acolhe em média 50 animais por mês, provenientes de ações do CIPRA – apreensões do órgão, recolhidos e também por entrega voluntária. São animais ainda jovens e também adultos. Em 2013, foram mais de 600 animais que passaram na unidade.
Atualmente, o CETAS tem um local que abriga os animais jovens, como se fosse um berçário, mas não é o adequado. Pois este lugar seria para os animais que estão em recuperação médica. Com o espaço próprio para o berçário, o Centro terá mais um lugar para recuperar os animais.
Créditos/Fotos: Joselita Matos