Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2014
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2014
  • Secretaria de Cultura inicia ensaios para encenação da Via Sacra

Secretaria de Cultura inicia ensaios para encenação da Via Sacra

Publicação:  21/03/2014 08h01
Última modificação:  21/03/2014 08h01
Compartilhar:
Secretaria de Cultura inicia ensaios para encenação da Via Sacra

Entre as novidades deste ano está o encontro de Jesus com os doutores da lei, que narra Jesus com apenas 12 anos de idade ensinando os anciãos no Templo

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou os ensaios da Paixão de Cristo, popularmente conhecida como “Via Sacra”, em um espaço entre o Conjunto Patrocínio e o Jardim das Flores. Os ensaios estão sendo realizados de terça a sexta-feira, das 19h30 às 22 horas, e também aos sábados e domingos, das 16 às 20 horas. A Via Sacra representa a via dolorosa pela qual Jesus passou e sofreu antes de sua morte e redenção. Em Araguaína, o evento que reúne os cristãos acontece no dia 18 de Abril, no espaço onde aconteceu o último Carnaval.

De acordo com a diretora de Cultura, Edna Rocha, responsável pelos ensaios, muitos textos já foram entregues para que os atores decorem suas falas e uma equipe está escolhendo os personagens que cada ator voluntário vai interpretar.

Infância

Este ano há uma média de 15 cenas e entre as novidades está o encontro de Jesus com os doutores da lei, relatado no evangelho de Lucas capítulo dois. O episódio narra que Jesus, com apenas 12 anos de idade, discutia e ensinava os anciãos, no Templo, os quais ficavam admirados com tamanha sabedoria e inteligência, dada a pouca idade do garoto. A passagem é o único evento da infância tardia de Jesus registrado no livro sagrado e será a primeira vez que a cena montada de Jesus com a idade de transição entre a infância e a adolescência será apresentada em Araguaína. Por muito tempo, as cenas da Via Sacra tinham início com o batismo de Jesus, por João Batista.

Cenas

As cenas que nunca podem faltar são aquelas de maior sofrimento de Cristo, como Jesus sendo chicoteado na “Via Crucis”, o julgamento, a crucificação e, por fim, a ressurreição. A maior encenação a céu aberto de Araguaína envolve um total de 300 pessoas, das quais 100 delas são atores principais e os demais são figurantes e contrarregras. O cenário é montado antecipadamente ao evento de cunho religioso com o auxílio de uma equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Roupas

De acordo com diretora Edna Rocha, um levantamento das vestimentas e acessórios dos atores está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e já adiantou que muitos trajes dos anos anteriores devem ser novamente utilizados, graças ao bom estado de conservação. Outros devem ser adquiridos, montados, lavados, reparados e confeccionados por uma equipe de costureiras. 

Endereço

Este ano também a organização mudou o local onde será realizado o evento. A Via Sacra será encenada na Rua 15, esquina com a Rua Violeta, Rua das Bromélias, Rua das Acácias entre o Residencial Patrocínio e o Setor Jardim das Flores, onde aconteceu o último Carnaval.

 
Fotos/Créditos: Leila Mel/ASCOM
Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2014
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca