Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2015
  • Agentes de endemias de Araguaína realizam capacitação

Agentes de endemias de Araguaína realizam capacitação

Publicação:  08/12/2015 06h11
Última modificação:  08/12/2015 06h11
Compartilhar:
Agentes de endemias de Araguaína realizam capacitação

O evento acontece hoje e amanhã, a partir das 8h. Equipes atualizam estudos sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Por Gláucia Mendes

Durante toda a semana, equipes de saúde estarão atualizando informações sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Na manhã de hoje, 8, agentes de endemias estão reunidos para debater sobre orientações e combate aos focos com eficiência e rapidez. O evento acontece também amanhã, 9, das 8 às 12 horas, no auditório do Cerest. As ações de combate ao mosquito estão sendo realizadas pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde.

Todas as ações fazem parte do Plano Municipal de Prevenção e Controle ao Aedes Aegypti. De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), Ketren Carvalho, além da atualização sobre o mosquito, os agentes que realizam a coleta canina participam da capacitação e estão tendo orientações sobre o combate à Leishmaniose Visceral, doença conhecida como calazar. “É importante sempre intensificar as ações a campo, por isso a atualização do plano”, disse.

Para não prejudicar as atividades de rotina dos agentes de endemias nos bairros, as equipes foram divididas, metade está reunida hoje e o os outros realizam o estudo amanhã.

Ações com a comunidade

A coordenadora ressalta que 130 agentes estão atualizando os estudos e lembra que toda a população deve ficar atenta e colaborar com as equipes. A orientação é de que a pessoa elimine os focos de mosquito encontrados em lotes baldios, por exemplo, e em seus quintais, ou ligue para o CCZ e denuncie: 3411 7040.

Atividades do Plano de Prevenção

Durante toda a semana acontecem várias atividades previstas no Plano de Prevenção. Dia 10, será a reunião com coordenadores das unidades básicas de saúde sobre Zika e microcefalia e, no dia 15, próxima terça-feira, acontece o Dia D de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika.

Serviço:

O quê? Atualização dos Agentes de Combate a Endemias (ACE´s) sobre Dengue, Chikungunya, Zika e Leishmanioses.

Onde?  No auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua 15 de Novembro, nº 899, no Centro.

Quando? Hoje e amanhã das 8 às 12 horas.

Em caso de encontrar focos do mosquito, ligar: 3411-7040.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca