Homenagem foi concedida pelo Instituto Ayrton Senna aos municípios que alcançaram metas e resultados importantes para educação pública brasileira
Hoje, 24, é dia para Araguaína celebrar! O trabalho desenvolvido pelos gestores e educadores do município foi reconhecido e homenageado como referência pelo Instituto Ayrton Senna, nesta manhã, em São Paulo. Ao todo, 11 cidades receberam o prêmio "Excelência em Educação’, sendo Araguaína a única do Tocantins. Participaram da solenidade o prefeito Ronaldo Dimas, o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira, e a coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo, Ana Alice Costa.
“Estamos muito felizes e agradecidos. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho intenso da equipe e de investimentos na área. Ao todo, no ano passado, investimos 40% do Orçamento Municipal nos profissionais da Educação e na estrutura das escolas, consequentemente, o retorno veio. Isso é só o começo. Ainda temos muito por fazer”, ressalta o prefeito Ronaldo Dimas durante a cerimônia de entrega do prêmio.
Durante o evento, os 11 municípios que atingiram o patamar e superaram as metas, firmaram parceria com o Instituto para daqui em diante inovar e compartilhar as boas práticas. No período da tarde, serão apresentados os ‘cases’ premiados, o novo modelo de atuação, os próximos passos e desafios dos gestores e educadores.
A presidente do instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, em seu discurso, ressaltou que é de responsabilidade de todos educar o aluno com competências e habilidades para a vida toda. “Temos que trabalhar a educação integral para que o aluno se prepare de forma plena para os desafios que encontrarão ao longo da vida. Ele precisa saber trabalhar em equipe, ser colaborativo, ter persistência e disciplina. E trazer a educação para o século XXI, pois é nesse que eles vão atuar. Conto com vocês para inovar e compartilhar esta prática”, pontuou Viviane.
O secretário da Educação do município, Jocirley de Oliveira, explicou como chegaram ao resultado. “Alcançamos indicadores que foram fundamentais para conquistarmos o prêmio. Tivemos, por exemplo, a evasão zero na primeira fase do ensino fundamental e a redução da distorção idade-série. Com isso, agora são referência para todas as cidades do Brasil”, finalizou.
Indicadores
Em Araguaína os indicadores positivos foram: evasão zero na primeira fase do Ensino Fundamental; evolução da porcentagem de alunos com aprendizado adequado em matemática, que em 2007 era de 10% e em 2013 passou para 37%; redução da taxa de distorção idade-série que era de 14% em 2006 baixou para 9% em 2013; e salto no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3% em 2007 para 5,4% em 2013.
Foi avaliada também a execução de projetos pedagógicos voltados para a aprendizagem dos alunos com perfis para programas como: Gincanas Interativas, Olimpíada Estudantil (Língua Portuguesa, Matemática e Astronomia), Dia “D” da Leitura, Semana Educação Para a Vida, Recreio Dirigido, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e Jovem Empreendedor Primeiros Passos.
Instituto Ayrton Senna
O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos na educação pública e trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens. A missão é levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil, por meio de políticas e práticas flexíveis que se adaptam a diversos contextos e efetivamente impactam a aprendizagem dos estudantes.