Os moradores podem tirar dúvidas e consultar o valor do IPTU, bem como comprar artesanatos produzidos por artesão de Araguaína, fazer a Carteira de Trabalho e saber como montar sua própria empresa
Até este sábado, 20, a Secretaria da Fazenda e o Desenvolvimento Econômico seguem os atendimentos no Programa Prefeitura nos Bairros, na Creche Municipal Santa Clara, no Setor Alto Bonito. No estande da Fazenda, os moradores podem fazer a simulação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), consultar o valor devido e o parcelamento. No Desenvolvimento Econômico, há a exposição de produtos do Programa Compra Direta e dos serviços prestados na secretaria, além de um bazar com artesanatos locais. O Sebrae e o Sine também oferecem serviços e atendimento no local.
Fazenda
No estande da Fazenda, os moradores dos nove bairros atendidos pelo Programa podem receber orientações sobre os parcelamentos do imposto e montar os processos de isenção. No local, servidores da pasta também dão informações sobre a importância de pedir a nota fiscal, que vai render recursos para que o poder público implante as benfeitorias nas comunidades.
Para Leane Machado, coordenadora de Fiscalização de Tributos da Fazenda, levar estes serviços para os bairros é uma forma de responsabilidade social. “Por estar longe da sede, nem sempre a comunidade pode ir ou às vezes tem receio e essa é a grande oportunidade de trazer para próximo do cidadão serviços de qualidade”, esclareceu.
O ambulante Daniel Barbosa aproveitou para consultar qual o valor do IPTU de sua mãe e se há dívidas pendentes. Descobriu que pode parcelar o valor de 2014 em até 24 vezes e que há débitos de 2013 que não foram quitados. “O atendimento aqui foi muito bom e pude tirar minhas dúvidas”, elogiou.
Economia
Do outro lado, a fartura e a geração de renda definem o estande do Desenvolvimento Econômico. No local, estão sendo expostos produtos do Compra Direta que demonstram o fortalecimento da agricultura familiar na região. A prefeitura apoia também com a compra e disponibiliza calcário para ser aplicado nas propriedades. Na manhã deste sábado, acontece no estande um café da manhã com a primeira dama e a presidente da FUNAMC, Nil Dimas.
A moradora do Setor Eldorado, Josefa Bezerra, nunca tinha visto uma abóbora brasileirinha no supermercado e ficou surpresa com o trabalho dos pequenos produtores rurais, sem uso de agrotóxico. “Os produtos são de boa qualidade, além de limpo de qualquer veneno. A abóbora tem a cor diferente, como eu nunca vi”, disse a professora aposentada.
No mesmo estande, foi montado o bazar de inclusão produtiva, com a venda de roupas, tapetes, pano de prato e roupas intimas. O objetivo é gerar renda para os artesãos da cidade. A artesã Nilza Brandão ficou impressionada com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas artesãs. “As peças são bem trabalhadas e estão maravilhosas. Gostei muito. Na próxima edição, se Deus quiser, eu vou tá vendendo aqui!”, garantiu ela, com um sorriso no rosto.
Parceiros
Também na creche, foi instalado um tóten de autoatendimento do Sebrae para auxiliar potenciais empreendedores a abrir o próprio negócio. A guarda Deusamar do Espírito Santo utilizou pela primeira vez a tecnologia. “Ainda não conhecia esse equipamento, você trisca na tela e ele nos informa sobre como abrir o próprio negócio. Já pensei várias vezes em abrir alguma coisa pra mim”, afirmou.
O Sine também é um dos 17 parceiros do evento. Os servidores do órgão já fizeram nos dois primeiros dias um total de oito Carteiras de Trabalho, dezenas de cadastros no Portal Mais Emprego e está oferecendo orientações em relação ao Seguro Desemprego.