Serão mais de 170 mil metros quadrados de pavimentação urbana, drenagem pluvial e que vai beneficiar cerca de sete mil pessoas na região dos setores Maracanã e Itaipu
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, juntamente com o governador Marcelo Miranda, assinou na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, a ordem de serviço para o reinício das obras de pavimentação e sistemas de drenagem (superficial e profunda) dos setores Itaipu e Maracanã. Serão mais de 170 mil metros quadrados de pavimentação urbana, drenagem pluvial, mobilidade, acessibilidade e sinalização nos dois bairros, beneficiando cerca de sete mil pessoas.
Antes de assinarem a ordem de serviço, Dimas e Marcelo visitaram o Setor Maracanã para conhecer as obras que estão em andamento, as que serão iniciadas e outras que já estão prontas. Logo em seguida, foram para o Setor Itaipu, onde ocorreu a solenidade de assinatura.
Durante o seu pronunciamento, Dimas anunciou que nos próximos 30 dias mais serviços serão realizados em vários setores de Araguaína, dando continuidade aos que já deram início e também iniciando outros. Citou ainda que cerca de R$ 45 milhões serão investidos da recuperação e reconstrução de ruas do Bairro São João, Araguaína Sul II, Tereza Hilário Ribeiro, Morada do Sol e Ana Maria.
O prefeito agradeceu o apoio do governador Marcelo Miranda, mesmo em um momento delicado o qual passa o Estado, e fez alguns pedidos para Araguaína. Dimas solicitou ao governador que enviasse um helicóptero da Segurança Pública para ajudar no trabalho das polícias na cidade e região, citando exemplo do que ocorreu em Ananás, que a população viveu momentos de perigo após o assalto a uma agência bancária.
Também pediu ao governador que ajudasse na construção de um galpão para abrigar o caminhão do Corpo de Bombeiros que tem uma escada magirus. Esse veículo está em Palmas e ainda não veio para Araguaína devido à falta de um local adequado para abrigá-lo.
Governo
O governador Marcelo Miranda respondeu que o único helicóptero do Estado que fica à disposição para dar apoio em ações da Segurança Pública está quebrado, mas garantiu que vai resolver essa questão e adquirir outra aeronave para Araguaína.
Miranda também garantiu a duplicação da TO-222, no trecho que vai do viaduto da BR-153 até o setor Novo Horizonte. Segundo o governador, O projeto vai começar a ser elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e a expectativa é que, até o final do ano, as atividades sejam iniciadas. Finalizando, Marcelo agradeceu ao prefeito e disse que vai dar apoio necessário para Araguaína.
Autoridades
Participaram da solenidade os deputados estaduais Elenil da Penha, Olyntho Neto, Valderez Castelo Branco Martins e Jorge Frederico; secretários estaduais e municipais, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcus Marcelo, e demais vereadores; a superintendente da Caixa Econômica Federal, Sílvia Veloso; o engenheiro da construtora CCB, Paulo Vilela.
Comunidade
O casal de aposentados Otacílio Teixeira, 86 anos, e Francisca Lima, 77 anos, que mora no Setor Itaipu, comentou sobre o asfalto que vai ser feito nas ruas que ainda não tem esse benefício. “Precisava muito; algumas ruas tem muito areião”, disse seu Otacílio.
A aposentada Aparecida Rodrigues, 56 anos, construiu uma casa no Setor Itaipu, mas ainda não mudou para o bairro, pois estava esperando o asfalto chegar na sua rua. “Tô sonhando e com fé em Deus vai dar certo e vou morar aqui”, disse alegre Aparecida.
Benefícios
O aporte financeiro na ordem de R$ 17 milhões é proveniente do Estado e da União, e foi conquistado quando o prefeito Ronaldo Dimas esteve à frente da Secretaria das Cidades, entre 2010 e 2011. Os serviços para melhorar a infraestrutura de Araguaína devem beneficiar cerca de sete mil pessoas em ambas as regiões.
Os dois setores Maracanã e Itaipu estão dentro do contrato do PAC II – Pró-Transporte para obras de infraestrutura urbana. Após a conclusão da primeira etapa (drenagem), serão realizados os serviços de terraplanagem, aplicação do asfalto do tipo TSD (Tratamento Superficial Duplo), construção de meios-fios e sarjetas e, por fim, a implantação das calçadas vivas, com áreas verdes que facilitam a escoação da água das chuvas, além dos passeios públicos com acessibilidade nos dois lados da pista.