O programa beneficiará 720 pequenos produtores rurais de Araguaína que desenvolvem agricultura familiar
A Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo Federal, abriu no último dia 6 de abril as inscrições para cadastramento e seleção de 720 agricultores familiares que serão beneficiados com o Projeto de Distribuição de Calcário e Análise de Solo. O prazo para inscrição no programa vai até 6 de maio.
“O programa auxilia o pequeno produtor na correção do solo, e, consequentemente, aumenta e melhora a sua produção”, destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto.
O convênio nº 769.355/2012, celebrado entre a Prefeitura Municipal de Araguaína e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contemplará os pequenos produtores rurais da região de Araguaína com mais de 4 mil toneladas de calcário gratuitas para recuperação de solos degradados destinados à agricultura.
O programa, que beneficia os pequenos produtores que atendem às normas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), vai incentivar a utilização de calcário para a produção de alimentos na Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais do município de Araguaína. O programa será realizado em quatro etapas: análise de solo da área, compra do calcário, entrega do produto na propriedade e a aplicação no solo.
Para receber o calcário, o produtor deverá fazer o cadastro na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, localizada no Palácio Tancredo Neves, na Rua 25 de Dezembro, 52, Centro. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone (63) 3411-7044.
Quem pode participar do programa
Qualquer agricultora ou agricultor familiar, residente no município de Araguaína, que explore parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário ou parceiro em imóvel rural situado no município de Araguaína, desde que preencha as condições colocadas no edital.
O que fazer para se cadastrar
Apresentar cópias dos documentos pessoais: CPF, RG (Carteira de Identidade), Título de Eleitor, Comprovante de votação, Certidão de Nascimento, Casamento ou outros afins e DAP (de quem possuir), cópia da documentação do imóvel explorado (título da terra, cessão de direito, contrato de parceria, entre outros).