Moradores de bairros como Entroncamento, Centro, Couto Magalhães, Beira Lago e Itapuã são beneficiados com reconstrução de vias de acesso, pavimentação e obras que margeiam a Via Lago
Vários setores de Araguaína recebem serviços da Prefeitura. A reconstrução de ruas, um dos principais anseios da população, contemplam simultaneamente cinco bairros e o Centro, além da construção das cortinas de proteção do aterro da Via Lago. “Estamos trabalhando para que os benefícios atendam a toda a população. Queremos que Araguaína seja uma referência quando o assunto for infraestrutura”, destacou o prefeito Ronaldo Dimas.
Rua 13 de Maio
A reconstrução e pavimentação de ruas de grande tráfego continuam no município de Araguaína. Nesta semana, as equipes da Secretaria da Infraestrutura se concentram na Rua 13 de Maio, no Centro da cidade, para aplicação do asfalto usinado a quente, conhecido como CBUQ. A via era conhecida por ter uma espécie de ‘colcha de retalhos’ onde tinha asfalto e caracterizava-se também pelos antigos bloquetes. Atualmente, os trabalhos de pavimentação se concentram próximo ao Hospital Regional da cidade.
Após assinar a Ordem de Serviço, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no local no dia 9, juntamente com o secretário de Gabinete, Wagner Barros, e o engenheiro responsável pela obra, Luis Vinhal. Os trabalhos iniciaram a pavimentação na Rua 13 de Maio no último final de semana.
Durante sua visita para verificar a qualidade do asfalto aplicado, o prefeito conversou com empresários e ouviu operários que trabalham na aplicação do asfalto. Ronaldo também revisou o projeto, determinou o alongamento das calçadas e o estreitamento do meio-fio, próximo às faixas de pedestres. Parte da via será destinada para estacionamento de veículos, dos dois lados da pista.
Dimas propôs alterações na localização de bocas de lobo e entradas de garagem. “Vários pontos da rua serão destinados ao plantio de árvores”, informou o prefeito ao acompanhar os trabalhos do Centro Expandido lote 1 e 2.
Via Lago
Após as obras de terraplanagem da Via Lago, a Prefeitura de Araguaína iniciou a construção dos colchões reno, ou colchões de gabião, às margens do Lago Azul. As cortinas de proteção são caracterizadas por paredes de pedras engaioladas em telas de aço para revestir e proteger o aterro da Via Lago, às margens do Rio Lontra.
Desde a última semana, uma equipe da Secretaria da Infraestrutura está no local depositando as pedras de mão, também conhecida como pedra marroada, para a construção da estrutura, que terá 34 metros de comprimento. A intervenção objetiva sanar parte dos problemas causados nos períodos chuvosos, como o excesso de lama que acumula na região e a contenção das erosões existentes na área.
CBUQ frio
Na última semana, quatro caminhões descarregaram quase 6 mil sacos de CBUQ Frio. O material está sendo utilizado na reconstrução das vias da cidade, a exemplo do trabalho executado no Entroncamento. As ruas 14 e 15 já foram beneficiadas com os trabalhos de reconstrução.
Após os trabalhos, no período de estiagem será aplicado o Revestimento Duplo a Frio (RDF) no setor. Os trabalhos de construção de sarjeta e meio-fio na Rua Félix Maciel, extensão da Avenida Cônego João Lima, na Vila Piauí, já foram concluídos. A via recebeu recentemente a capa asfáltica em CBUQ.
Desde domingo, ruas como a 5 e 7, no Entroncamento, Mandaraí, Primavera, Confiança e Araguaia, no Noroeste, e Rua P, no Setor Couto Magalhães, passam por reconstrução de vias, obras de sarjeta e meio-fio. Uma equipe iniciou nesta semana a reconstrução das vias de acesso do Assentamento Coruja, na zona rural de Araguaína.