Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2015
  • Primeiro Festival Gastronômico Chambari Show lota Praça das Bandeiras

Primeiro Festival Gastronômico Chambari Show lota Praça das Bandeiras

Publicação:  24/09/2015 07h40
Última modificação:  24/09/2015 07h40
Compartilhar:
Primeiro Festival Gastronômico Chambari Show lota Praça das Bandeiras

Tradicionalmente da região, o chambari agrada aos paladares mais exigentes e ganhou evidência durante o evento nesta quarta-feira


 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, acompanhado da primeira-dama, Nil Dimas, prestigiou na noite desta quarta-feira, 23, o 1º Festival Gastronômico de Araguaína - Chambari Show, promovido pelo Sebrae em parceira com a Prefeitura, na Praça das Bandeiras. Para servir o produto durante o Chambari Show, foram montadas dez barracas e 20 cozinheiras serviram o produto aos participantes, que receberam senhas.

 

O festival faz parte do Movimento Nacional Compre do Pequeno Negócio e teve como principal objetivo dar visibilidade a uma das comidas tradicionais do Tocantins, além de valorizar a cultura e a gastronomia regional. O preparo dos pratos foi acompanhado pela Vigilância Sanitária Municipal e o evento contou também com a presença de membros do Rotary e da Aciara.

 

Programação

Durante o evento, Dimas cumprimentou as cozinheiras e degustou o famoso chambari. Em seguida, o grupo Artpalco apresentou uma peça teatral com o tema ‘Empreendedorismo’ o Stúdio em Cena fez uma apresentação de dança. Em seguida, as 20 cozinheiras, que também são empreendedoras individuais, foram apresentadas ao público e receberam das autoridades do Município os certificados do curso de Empreendedorismo e troféus de participação no festival. Depois, a noite foi ao som do MPB de Tim Morais e forró da Banda Nocaute.

 

No festival, Dimas afirmou que há 30 anos conhece chambari e pelo menos uma vez por semana faz o prato em casa. O prefeito destacou que a comida faz parte do dia a dia do araguainense.  “As pessoas amam chambari, que tornou-se patrimônio de nossa cidade e referência alimentar para boa parte do Tocantins, principalmente para a região norte. Além disso, muitos araguainenses vivem economicamente da iguaria, sem falar que é muito saboroso”, elogiou o gestor.

 

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, assegurou que a Prefeitura de Araguaína aderiu ao movimento “Compre do Pequeno Negócio” a fim de valorizar, potencializar, evidenciar e apoiar ainda mais os autônomos, seja ele do campo ou da cidade. “Ao contrário do que muitos pensam, o prato não está restrito à classe economicamente menos favorecida, mas está presente nas mesas de muitos empresários da cidade”, revelou, acrescentando que o negócio do chambari movimenta a economia.

 

“A cultura local assimilou bem essa iguaria, é de grande aceitação e está enraizado na cultura local. O chambari é um alimento de baixo custo e de alto valor nutritivo”, destacou.

 

Microempreendedores

O prato de chambari degustado pelo prefeito e a primeira-dama foi o da cozinheira Cristiane Goulart. Há apenas quatro anos no Mercado Municipal, ela veio de Goiânia e conheceu o prato através de seu irmão. “Um dia ele chegou em Goiânia, fez o prato, comi, gostei e fiquei no pé dele até ele me ensinar”, lembra a cozinheira Cristiane, que antes fazia pratos finos e deixou a capital goiana para servir comida tão popular em Araguaína, 24 horas por dia, de segunda a segunda.

 

Assim como Cristiane, é Maria do Socorro Freitas. De cozinheira e auxiliar de cozinha dos outros para dona do próprio negócio, ‘Mariazinha’, como é conhecida, está desde 2003 no Mercado Municipal. “Sempre tive o sonho de ter meu próprio box e viver do chambari. Com esse trabalho, construí uma casa, consegui criar três filhos e emprego outras cinco mulheres”, disse.

 

Josué Almeida aprovou a iguaria com farinha de puba, pimenta e cheiro verde. “Tá muito gostoso, bem temperado, melhor que isso, só mais outra ‘pratada’ para dar ‘sustância’”, disse o pedreiro que prestigiou o 1º Festival Gastronômico.

 

Segundo a gerente regional do Sebrae, Ilma Lopes, a crise motiva o microempreendedor e a pequena empresa a sair da mesmice e inovar. “Hoje saímos do quadrado para mostrar à população que o chambari é do nosso Estado, da nossa cidade, além de movimentar a economia da região”, disse. “Um total de 52% da folha de pagamento de todo o Brasil é feito pelos pequenos. No Tocantins, 37% do Produto Interno Bruto é gerado pela microempresa. Portanto, precisamos valorizar essas microempresas, que tanto faz, gera empregos e arrecada para o País”, finalizou.

 

Chambari

Feito do osso da perna e da mão do gado, o chambari, patrimônio imaterial do Estado, é apreciado em várias barracas espalhadas pela cidade. Em Araguaína, é possível encontrar o alimento no Mercado Municipal e Feirinha. O chambari faz parte da iconografia e do imaginário tocantinense, ganhando força após a apresentação do prato em rede nacional. Na cidade, o prato é comumente consumido com farinha de puba.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante