Finalista na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, prefeito Ronaldo Dimas levou o troféu Arara Azul durante a premiação e será um dos representantes do Tocantins na etapa nacional
Por: Joselita Matos
Créditos/Fotos: Marcos Filho/Ascom
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu o Prêmio Arara Azul por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, na IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) – Etapa Estadual. A solenidade de premiação ocorreu na noite desta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas. Agora, o Município será um dos representantes do Tocantins na etapa nacional do prêmio, que será realizado em maio, em Brasília.
Dimas destacou a importância do prêmio para o Município, que foi vencedor pela segunda vez consecutiva na edição do prêmio em uma das categorias. “Significa que o trabalho realizado está no caminho correto. O reconhecimento de uma instituição muito importante como o Sebrae, a uma área muito sensível da economia que é o pequeno negócio, no nosso caso o homem do campo, o pequeno empreendedor rural”, comentou.
O prefeito explicou que desde a inspeção sanitária, fazendo a fiscalização, orientando o pequeno produtor a industrializar sua produção, até a recepção desse produto, que seja ele a matéria básica ou já matéria transformada pelo Compra Direta, para ser distribuído nas instituições filantrópicas, nas escolas do município, tem o acompanhamento da Prefeitura.
“Enfim, é um trabalho grande que foi desenvolvido por uma equipe capaz e competente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e que agora recebe um prêmio magnífico”, destacou.
Destaque
O superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, parabenizou o prefeito pelo trabalho realizado e que vem contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do Município.
Entre estes grandes vencedores, um destaque especial para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. E esse Município, que é a capital econômica do Estado, essa pujança do comércio, da indústria, da prestação de serviços e também do agronegócio, esteve representado hoje pelo prefeito, pelo líder administrativo, líder político dessa região, Ronaldo Dimas, que recebeu o troféu em nome do povo de Araguaína”, afirmou.
Henneman ainda pontuou sobre o reconhecimento do Sebrae para com o trabalho de Ronaldo Dimas como gestor municipal. “E vocês tem o parabéns do Sebrae pelo prefeito que tem, pelo apoio que tem dedicado ao Sebrae e a regional de Araguaína, com certeza também está de parabéns. Os empresários também estão de parabéns, porque essa cidade conquistou aquilo que os gestores públicos almejam no Tocantins, que é o reconhecimento dessa instituição séria que é o Sebrae”, finalizou.
Finalistas
Nessa etapa estadual, foram 40 projetos inscritos para concorrer ao prêmio que possui seis categorias: Melhor Projeto; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Desburocratização e Formalização; Implementação da Lei Geral; e Compras Governamentais de Pequenos Negócios. Cada município pôde inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes.
Além de Araguaína, outras 11 cidades foram finalistas do prêmio distribuídas nas categorias: Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Guaraí, Gurupi, Miranorte, Nova Rosalândia, Palmeirópolis, Pedro Afonso, Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.
Em 2014, Araguaína foi vencedora na etapa estadual em duas categorias Melhor Projeto e Desburocratização, com o projeto Destrava Araguaína, na 8ª Edição do PSPE. Com a premiação, o Município e mais outros quatro representaram o Tocantins na etapa nacional naquela edição.
Prêmio
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) é realizado a cada dois anos e busca reconhecer gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.
Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais.
Com a premiação, o Sebrae visa estimular a inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, através do reconhecimento da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento das MPE’s em seus municípios.
Os finalistas receberam certificado e os vencedores de cada categoria receberam troféus.