Com extensão de 40 metros, a ponte será principal via de acesso ao Aeroporto e bairros da região Sul da cidade ao Centro
Por Gláucia Mendes
A base de sustentação da Ponte da Via Lago está sendo finalizada. O empreendimento, que está sendo executado pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, ligará o centro de Araguaína ao Aeroporto e a bairros localizados na região sul da cidade. A ponte terá extensão de 40 metros e largura de 25,7 metros.
Em sua extensão, a ponte contará com duas pistas, mão e contramão, além de ciclovias para pedestres e ciclistas. A via desviará da BR-153 o trânsito desses setores, trazendo mais segurança à população.
O prefeito Ronaldo Dimas destacou que o projeto foi adequado ao volume de tráfico que será intenso. “A ponte será um ponto estratégico de ligação da região, onde estão os residenciais e bairros ao centro da cidade. Apesar do período de chuvas, a obra está bem avançada”, disse.
Dimas acrescentou que a ponte faz parte do Projeto da Via Lago que fará parte da vida do araguainense. “Toda a população será beneficiada, com uma área de lazer, esportes de várias modalidades, inclusive náuticos”, pontuou.
Base
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Simão Moura Fé, esse primeiro trabalho realizado na ponte é a base da obra. “Está sendo construída a estrutura, com a perfuração, as estacas-raiz e a base de concreto. Tudo está sendo construído com material de qualidade, seguindo os padrões de segurança”, explicou.
A superestrutura da ponte contará com 48 vigas e 40 já foram instaladas. Em seguida, serão instaladas vigas de concreto protendido de alto controle tecnológico e implantação de lajes de concreto.
Essa etapa de fundação da obra está sendo construída pela Geoserv, responsável pela execução do projeto. O engenheiro civil Antônio de Brito disse que a ponte ficará a quatro metros da água. “Este trabalho que está sendo realizado agora é o de fundação da obra, com aproximadamente 12 metros de profundidade”, acrescentou.
Via Lago
A ponte está dentro da segunda etapa da obra, que compreende a pavimentação da via, incluindo calçadas e paisagismo; eletrificação e a ponte. A Via Lago terá 1,56 km de extensão, começando no fim da Marginal Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Azul, Cidade Nova e Nova Morada, com três pistas duplas, ciclovia e calçamento para pedestres.
Em sua extensão, a ponte contará com duas pistas, mão e contramão, além de ciclovias para pedestres e ciclistas. A via desviará da BR-153 o trânsito desses setores, trazendo mais segurança à população.
O prefeito Ronaldo Dimas destacou que o projeto foi adequado ao volume de tráfico que será intenso. “A ponte será um ponto estratégico de ligação da região, onde estão os residenciais e bairros ao centro da cidade. Apesar do período de chuvas, a obra está bem avançada”, disse.
Dimas acrescentou que a ponte faz parte do Projeto da Via Lago que fará parte da vida do araguainense. “Toda a população será beneficiada, com uma área de lazer, esportes de várias modalidades, inclusive náuticos”, pontuou.
Base
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Simão Moura Fé, esse primeiro trabalho realizado na ponte é a base da obra. “Está sendo construída a estrutura, com a perfuração, as estacas-raiz e a base de concreto. Tudo está sendo construído com material de qualidade, seguindo os padrões de segurança”, explicou.
A superestrutura da ponte contará com 48 vigas e 40 já foram instaladas. Em seguida, serão instaladas vigas de concreto protendido de alto controle tecnológico e implantação de lajes de concreto.
Essa etapa de fundação da obra está sendo construída pela Geoserv, responsável pela execução do projeto. O engenheiro civil Antônio de Brito disse que a ponte ficará a quatro metros da água. “Este trabalho que está sendo realizado agora é o de fundação da obra, com aproximadamente 12 metros de profundidade”, acrescentou.
Via Lago
A ponte está dentro da segunda etapa da obra, que compreende a pavimentação da via, incluindo calçadas e paisagismo; eletrificação e a ponte. A Via Lago terá 1,56 km de extensão, começando no fim da Marginal Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Azul, Cidade Nova e Nova Morada, com três pistas duplas, ciclovia e calçamento para pedestres.
No final da avenida, ficará a ponte. Dentro do projeto, também está previsto uma ilha próximo à Via Lago, onde será construído um restaurante e o acesso será por meio de barcos, com decks de embarque e desembarque.
Recursos
Na primeira etapa, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita a terraplanagem da Via Lago e a concretagem na margem. Para as duas etapas subsequentes, o Governo Federal disponibilizou recursos de R$ 11,8 milhões.
Os recursos complementares do Tesouro Nacional são provenientes do esforço do deputado federal César Halum e do senador João Ribeiro (in memoriam). A continuidade da obra também está tendo apoio do senador Donizeti Nogueira.
Recursos
Na primeira etapa, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita a terraplanagem da Via Lago e a concretagem na margem. Para as duas etapas subsequentes, o Governo Federal disponibilizou recursos de R$ 11,8 milhões.
Os recursos complementares do Tesouro Nacional são provenientes do esforço do deputado federal César Halum e do senador João Ribeiro (in memoriam). A continuidade da obra também está tendo apoio do senador Donizeti Nogueira.