Dez pares de casais apresentaram as danças típicas de São João, com muita alegria e desenvoltura, vestidos a caráter para a festa
Por Joselita Matos
Carrossel, túnel, dança da vassoura, passeio e outras coreografias marcaram a apresentação da junina da melhor idade, a Quadrilha Pé de Serra, do Centro de Convivência do Idoso de Araguaína, na tarde desta sexta-feira, 24, dia de São João. Foram 10 pares de casais que se vestiram a caráter e dançaram com muita alegria e desenvoltura, animando o público que prestigiou o evento.
O casal de aposentados Raimunda Pereira Camargo, 73 anos, e José Marciano Barros, de 70 anos, relembraram os tempos de infância e esqueceram a idade, além de aproveitarem para dançar um bom arrasta-pé depois da apresentação da junina. “É muito bom dançar”, disse dona Raimunda com toda a jovialidade de seus 73 anos.
Enquanto que dona Raimunda e seu José Marciano já são veteranos nas apresentações de juninas do Centro de Convivência, outro casal estava estreando na junina: seu Manoel Pereira da Silva, de 72 anos, e dona Severiana Maria da Conceição, de 65 anos. “É o primeiro ano que a gente brinca, que participa da quadrilha. Gostei demais e vou participar das outras”, contou dona Severiana, com alegria de criança no rosto.
De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, Poliana Abrantes, foi um mês e meio de ensaio para a quadrilha. “Para eles é uma forma de brincar e interagir com os outros. Ficam mais alegres e agora estão aproveitando”, comentou. “Todos os anos realizamos a festa junina para eles, ficam ansiosos aguardando o dia”, completou.
Depois da apresentação da junina, a festa continuou com muito forró pé de serra, além de comidas típicas da época, como pipoca, canjica e bolo. Um total de 200 pessoas, entre idosos e familiares, prestigiaram a tradicional junina da melhor idade.