Palestra será nesta terça-feira, 28, na sede do Centro, com duas turmas, uma com início às 8 horas e outra com início às 14 horas; pacientes vão receber orientações sobre riscos prejudiciais à saúde com o uso do tabaco
Por: Gláucia Mendes
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS/AD) de Araguaína realiza palestra com 25 pacientes, que estão em tratamento contra o fumo. O evento será nesta terça-feira, 28, com duas turmas, uma com início às 8 horas e outra com início às 14 horas. A palestra é ofertada pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS).
A procura pelo atendimento geralmente é espontânea, explica o coordenador do CAPS/AD, Klaubher Feitosa. “Assim que a pessoa tenha interesse em deixar o tabaco, são acompanhados pela equipe, com acompanhamento de psicólogo e o recebimento da medicação, com orientação do farmacêutico”, disse.
Durante a palestra os pacientes irão saber os riscos de saúde que correm com o uso do tabaco. Alertas sobre doenças e até mortes relacionadas com o tabagismo, por canceres, por exemplo.
Grupos em Araguaína
O Município possui três grupos de combate ao tabagismo, que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) José Resende, Araguaína Sul e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Com dados da área técnica da Atenção Básica, Araguaína possui 15.672 fumantes, o que corresponde, 13, 9% da população.