Prefeitura de Araguaína promoveu o curso com o objetivo de capacitar os diretores e coordenadores financeiros das escolas e creches municipais para a gestão de recursos públicos e a forma correta de prestar contas
Por Abdon Barbosa
Aproximadamente 150 profissionais da educação participaram nesta quinta-feira, 23, de um treinamento promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esportes e Lazer. O curso que teve como tema "Como aplicar o dinheiro público nas unidades de ensino da rede municipal”, foi direcionado a diretores e coordenadores financeiros de todas as escolas e creches.
O principal objetivo desse treinamento foi para capacitar esses profissionais das unidades de ensino para a gestão de recursos públicos e a forma correta de prestar contas. O secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, destacou sobre a importância desta qualificação para os profissionais que trabalham nesta área. "Administrar orçamento requer organização, responsabilidade e transparência. É preciso que os senhores compartilhem tudo que for realizado dentro da unidade de ensino, não façam nada isolado. O dinheiro público precisa ser utilizado como público e com responsabilidade", afirmou.
A técnica da Superintendência de Recursos e Convênios da secretaria, Lucireis Soares, explicou sobre os processos para uniformizar e otimizar o entendimento sobre a administração de recursos que são repassados à essas associações, licitações, assim como realizar a prestação de contas corretamente, referente a tudo que venha ser realizado pela unidade de ensino.
Para a coordenadora financeira da Escola Municipal Luiz Gonzaga, Gleice Mendes do Amaral, o treinamento veio para tirar as dúvidas referentes ao processo de compra e prestação de contas nas unidades de ensino. "Afinal trabalhar com recursos públicos requer precisão e responsabilidade", disse.
Dentro do treinamento foi realizada uma oficina que explicou para os profissionais sobre as leis que tratam da regulamentação da compra e prestação de serviços através da licitação, as Leis nº 8.666/93 e nº 10520/200.