Município propõe resgate da tradição do local para que se estabeleça como ponto turístico da cidade, com formalização e oferta de produtos de excelência
Mara Santos | Foto: Marcos Filho/Ascom
Os comerciantes do Mercado Municipal e de seu entorno conheceram ontem, 31, o Projeto Ame o Mercado Municipal de Araguaína, desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc).
O projeto foi criado a partir da realização de um levantamento feito pelo Município na região, onde ficou constatado que o desenvolvimento dos 57 estabelecimentos localizados no entorno do Mercado foi maior que dos 109 permissionários da parte interna.
“É preciso ter um contexto maior de mudança de cultura comercial, uma mudança no conceito do que vender no Mercado. Temos que ter aqui produtos de excelência, como queijos, pimentas diferenciadas, carnes de tempero e qualidade diferenciada, para que se torne um lugar de referência de cultura, de lazer, e não simplesmente lojas que estão vendendo sempre as mesmas coisas”, explicou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola.
Levantamento
Na pesquisa, foram diagnosticadas diferenças entre os trabalhadores do entorno do Mercado e os da parte interna, como a média salarial, que fica entre 1 e 3 salários mínimos para a maioria (61%) dos trabalhadores do entorno e em apenas 1 salário mínimo para quase todos (95%) os trabalhadores internos.
Nas empresas do entorno, apenas 7% das pessoas trabalham na informalidade, enquanto na parte interna o número de trabalhadores informais é de 61%. No que se refere aos investimentos em ampliação ou reforma de seus estabelecimentos nos últimos dois anos, 27% dos comerciantes da parte externa afirmaram ter realizado algum tipo de investimento, enquanto na parte interna apenas 10% fez algum tipo de reestruturação do negócio.
Ainda de acordo com a pesquisa, o principal problema enfrentado pelos comerciantes nos últimos dois anos, tanto no entorno quanto no setor interno, é a falta de segurança, seguido da infraestrutura.
Propostas
A execução do Projeto Ame o Mercado Municipal será iniciada com a realização de um trabalho de conscientização junto aos comerciantes acerca da importância do atendimento, da qualidade dos produtos ofertados e do cuidado com seu espaço de trabalho. Em seguida, será desenvolvida uma campanha para incentivar a comunidade a frequentar o local.
Em seguida, de acordo com a superintendente da Funamc, Valdirene Cesário, será elaborado um projeto de reforma do local. “Isso leva algum tempo, até a realização do processo licitatório, processo de arrecadação de fundos para essa obra, inclusão dessa reforma no nosso orçamento para o próximo ano. Por fim, a conscientização da nossa comunidade de que o Mercado Municipal é um patrimônio histórico de Araguaína e precisa ser valorizado”.