Beneficiários de Araguaína devem comparecer à unidade básica de saúde para atualizar peso, altura, cartão de vacinação das crianças e outras atualizações básicas de toda a família
Por: Gláucia Mendes
Foto: Marcos Filho
Quem recebe o benefício do Programa Bolsa Família, no município de Araguaína já pode realizar a segunda etapa do acompanhamento. Para atualizar peso, altura, cartão de vacinação e outras informações básicas é só o beneficiário procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
As famílias têm até o dia 31 de dezembro para atualizar as informações e o benefício pode ser cortado caso o beneficiário não compareça à unidade dentro do prazo. Para o acompanhamento é necessário levar os seguintes documentos: Cartão do Bolsa Família; Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); Cartão de vacina das crianças e cartão da gestante.
A atualização tem que ser realizada duas vezes por ano, para crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos de idade, que estão cadastradas no programa.
O objetivo principal do acompanhamento é verificar se a carteirinha de vacinação das crianças está em dia e orientar as mulheres grávidas para realizar o pré-natal. A avaliação nutricional das crianças também é realizada, garantindo uma vida saudável.
Programa Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda e o benefício é pago mensalmente. Em um período de um ano, as atualizações pessoais, como por exemplo endereço e números de filhos devem ser feitas no Cadastro Único, na Secretária da Assistência Social.
O recadastramento da Secretaria da Saúde começa a ser feito após dois anos de cadastro e é uma forma do beneficiário manter o programa ativo. Em caso de dúvida sobre o acompanhamento, os beneficiários podem entrar em contato com a Atenção Básica da Secretaria da Saúde pelo telefone (63) 3411-7083.