Durante primeira audiência, na noite ontem, representantes de vários segmentos colaboraram com propostas para elaboração do Plano Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira,18, o evento será às 19 horas, no ginásio de esportes do setor
Por: Gláucia Mendes
Foto: Marcos Filho
Amanhã, 18, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, às 19 horas, acontece a segunda Audiência Pública da Saúde com participação da comunidade para elaborar o Plano Municipal de Saúde (PMS) da Prefeitura de Araguaína. Na noite de ontem, aconteceu a primeira audiência com participação de autoridades, estudantes, comunidade em geral e presidentes de bairros no Centro Consultivo de Associação de Bairros (CCABA).
Durante a audiência, já foram apresentadas propostas. Entre elas, estruturar e monitorar os serviços de imunização do Município, qualificar a assistência do pré-natal conforme as diretrizes da Rede Cegonha e ainda ampliar cobertura populacional das equipes de saúde da Atenção Básica e Saúde Bucal.
O professor Jair Clarindo, representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), disse que as audiências são fundamentais para ouvir as propostas. “As equipes técnicas vão ter mais embasamento, para elaborar um plano bem mais próximo das necessidades da população de Araguaína”.
As estudantes Cecília Santana e Maria Eduarda Araújo Porto estão no segundo período do curso tecnólogo em Gestão Hospitalar, ambas destacaram que o evento é um espaço onde a comunidade e que elas têm a oportunidade de conhecer como funciona alguns programas da saúde.
“Vamos trabalhar na área, em gerenciamento e quanto mais conhecermos como funciona o plano melhor. Na faculdade vemos teoria, mas na prática é que teremos noção de como funciona a área da saúde”, disse Cecília.
Metas para quatro anos
O secretário executivo da Saúde de Araguaína, Sandro Rogério Cardoso, ressaltou a importância da elaboração do plano com a participação de todos.
“Vamos traçar metas para quatro anos, 2018 a 2021. As audiências são para ouvir a população, para que contem a realidade em que vivem. O compartilhamento de ideias é fundamental para traçarmos o plano, de acordo com o que a sociedade pensa”, frisou.
Serviço
O quê? Audiência Pública da Saúde;
Quando e onde? Amanhã, 18, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, às 19 horas, à Rua Humberto Campos, s/n, (esquina com Rua Rui Barbosa).