Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2017
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2017
  • Unidades básicas de saúde fazem testes rápidos de hepatites virais

Unidades básicas de saúde fazem testes rápidos de hepatites virais

Publicação:  24/08/2017 07h26
Última modificação:  24/08/2017 07h26
Compartilhar:
Unidades básicas de saúde fazem testes rápidos de hepatites virais

 

Cerca 70% dessas pessoas não sabem que são portadoras dessas doenças, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde; campanha de conscientização segue até esta sexta-feira

 

Por Joselita Matos

Foto: Marcos Filho/Ascom 

 

Dona Maria Antônia Alves de Sousa, de 55 anos, foi marcar consulta dos seus exames de rotina na unidade básica de saúde do Setor Vila Aliança e aproveitou para fazer o teste rápido para hepatites virais. “Sempre cuidei da minha saúde e quando meu marido morreu de cirrose hepática, toda a família teve que fazer o teste para saber se tinha hepatite C”, explicou dona Maria.

Durante esta semana, a Prefeitura de Araguaína realiza várias atividades para conscientizar a população sobre hepatites virais. A campanha contra essas doenças começou na última segunda-feira, 21, e prossegue até esta sexta, 25. O objetivo é divulgar sinais e sintomas das hepatites, sensibilizar e mobilizar o araguainense na prevenção e controle de surto, fortalecendo as atividades de vacinação em áreas ou grupos de maior risco.

O cidadão pode procurar as unidades básicas de saúde para fazer os testes de hepatites virais durante todo o ano. “Os testes rápidos estão disponíveis nas nossas unidades básicas, é só procurar a mais próxima da sua casa e agendar”, comentou o coordenador da Vigilância Epidemiológica do Município de Araguaína, Idvânio Veloso.

“Somos privilegiados aqui em Araguaína porque nós temos a medicação disponível, temos o médico hepatologista especialista na área e atende no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que é referência na nossa cidade”, disse.

Segundo o coordenador, os casos que passaram pelas unidades básicas de saúde, quando confirmados os testes, são encaminhados para a referência e fazem outro teste confirmatório através da sorologia. Após esse procedimento, quando confirmados os casos, são encaminhados para o médico dentro do HDT para o acompanhamento e tratamento.

Saber para prevenir

Outra que aproveitou a campanha de conscientização foi a funcionária pública Edineia da Silva Rocha, de 47 anos, que nunca tinha feito o teste para hepatites virais. “Me chamou a atenção os informativos sobre as hepatites que foram expostos aqui na unidade de saúde, aí fiquei interessada em fazer o teste. Muitas vezes a gente está com problema e não sabe. Nunca tinha feito e agora fiz. E deu negativo”, comentou Edineia.

Esta é a realidade da maioria das pessoas que não tem conhecimento do que são as hepatites virais e só buscam fazer o teste quando se deparam com uma campanha de conscientização sobre o assunto. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, no Brasil mais de três milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da hepatite e 70% dessas pessoas não sabem que são portadoras.

Doenças silenciosas

O motivo do não-conhecimento talvez seja porque essas doenças são silenciosas. “As pessoas não conseguem visualizá-la. Como é que vou saber que sou o portador dessa doença? Realizando o teste rápido disponível nas nossas unidades básicas de saúde e também a prevenção através da vacina”, explicou o coordenador.

“Por serem doenças silenciosas, nem sempre os sinais, os sintomas são apresentados e quando a pessoa vem perceber, detectar que tem esse problema, sem a realização desses exames, ela já está no estágio avançado, onde o fígado já está comprometido com uma cirrose, com câncer e praticamente vem a óbito”, informou Veloso.

 

Programação

Dia 25 (sexta-feira)

19h - Palestra sobre hepatites virais e realização de testes rápidos de hepatite B e C, no Instituto Carlos Chagas (INCAR)

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2017
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante