Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2017
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2017
  • Vacinação nas residências visa combater doença da raiva em Araguaína

Vacinação nas residências visa combater doença da raiva em Araguaína

Publicação:  06/03/2017 11h52
Última modificação:  06/03/2017 11h52
Compartilhar:
Vacinação nas residências visa combater doença da raiva em Araguaína

 

 Agentes estão vacinando cães e gatos em bairros estratégicos, das 7h30 às 13 horas. Amanhã será realizada nos setores Costa Esmeralda e Barros

Por: Gláucia Mendes 

A Prefeitura de Araguaína iniciou a vacinação antirrábica em cães e gatos nas residências de bairros estratégicos da cidade. A ação vida combater a doença da raiva na cidade. Hoje as equipes estiveram no Setor Costa Esmeralda, onde seguem com a vacinação nesta terça-feira, dia 7, das 7h30 às 13 horas, e também no Setor Barros. 

Posteriormente, animais da zona rural também serão vacinados. No Dia D, que este ano acontecerá dia 18 de março, a meta é vacinar 22.779 animais das zonas urbana e rural. De acordo com a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Luciana Coelho Gomes, caso as famílias não estiverem em casa podem levar os animais no próprio CCZ. 

“O importante é vacinar o bicho de estimação. A vigilância constante da Secretaria da Saúde em Araguaína tem mantido a cidade há mais de 10 anos sem nenhum caso registrado nem em humanos e nem em cães e gatos”, destacou. 

Vacinação

A dona de casa Segiane Rodrigues Vieira vacinou seu cachorro pela primeira vez. “Rabito tem um ano e ainda não havia tomado a vacina. Estou contente que as equipes estiveram aqui em casa e não vou precisar levar no posto, no dia D”, disse.

Quem também recebeu a equipe em casa foi Francisco Evaldo Rodrigues, que tem dois cachorros. O curioso é que um deles, uma cadela, tem até sobrenome: Skaila Maria de Alencar. “A ideia foi de minha esposa Tânia, que colocou o mesmo sobrenome dela no animal e aí ficou tem na ficha dela e tudo”, contou.

Rodrigues também acha importante a vacinação nas residências. “Todos os anos vacino a Skaila. E com a vacina chegando na própria casa é mais prático e os animais não ficam tão agitados. E este ano, o Beethovem, que está completando um ano, também tomou a vacina”, completou. 

Além dos setores citados, outra equipe está realizando vacinação no setor Lago Sul. Mesmo após o dia D, se todos os cães e gatos não tiverem sido vacinados as equipes continuarão vacinando nos bairros mais afastados. 

A doença 

A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura, ou seja, o animal morre após adquirir a doença. Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.
 
A atenção maior é voltada para cães e gatos por serem animais que convivem de forma mais estreita com humanos (animais de companhia).


Contato 

Em caso de dúvidas em relação à vacinação, moradores podem entrar em contato no CCZ pelos seguintes telefones: 0800 646 7020, 3415-5307 ou 3411-7040. 

Cronograma de vacinação

Das 7h30 às 13 horas 

Dia 7 (terça-feira)

Setores Costa Esmeralda e Barros    

Dia 8 (quarta-feira)

Setores Barros e Parque Bom Viver 

Dia 9 (quinta-feira)

Povoado Novo Horizonte 

Dia 10 (sexta-feira)

Setor Nova Araguaína

Dia 13 (sexta-feira)

Setor Nova Araguaína

Dias 14 e 15 (terça e quarta-feira)

Setor Monte Sinai

 

Dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira)

Setores JK e Oeste       


Dia 18 (sábado)
Dia D de vacinação em todos os setores

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2017
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca