Podem participar do processo produtores rurais que possuem cadastro no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Filho Sandes
A Prefeitura de Araguaína publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, 30, a chamada pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar, que serão destinados às escolas da rede pública municipal atendidas pelo Programa Mais Educação, do Governo Federal. A compra dos alimentos será realizada atendendo aos requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Essa é a terceira chamada pública de 2018, que oferece oportunidade aos produtores rurais de Araguaína de comercializarem seus produtos diretamente com o poder público, aumentando a renda familiar. São R$ 320 mil reais destinados à compra de produtos para a merenda escolar.
O agricultor que se interessar em participar deve apresentar documentação até o dia 21 de setembro. Além dos documentos pessoais, o interessado deve portar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), retirado no Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).
Para outros detalhes sobre o processo, bem como os alimentos que compõem o cardápio do Mais Educação, os candidatos podem procurar a Secretaria Municipal da Educação (Semed), localizada à Avenida Bernardo Sayão, nº 499, Entroncamento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas; ou pelo telefone (63) 3411-5622.
Qualidade no cardápio escolar
Entre os critérios para avaliação dos candidatos no processo de aquisição estão: a qualidade dos alimentos, assim como a forma de produção, armazenamento e transporte dos produtos. De acordo com a Semed, a preocupação é com a nutrição das crianças com a oferta de alimentos frescos e bem cuidados.
As unidades de ensino do Município utilizam cardápio contendo verduras, legumes e frutas adquiridas dos produtores aprovados no processo de seleção. A compra dos produtos também estimula o fortalecimento da agricultura familiar em Araguaína.
Programa Mais Educação
Todas as escolas da rede pública Municipal já desenvolvem o projeto. O principal objetivo do programa é estender a permanência da criança na escola, com atividades de aprendizagem esportivas e culturais, proporcionando a formação completa da criança.