Equipe de sete brigadistas que trabalhará no combate a incêndios durante o período de estiagem; hoje, a turma terá uma aula prática a partir das 14 horas, na chácara da Polícia Militar
Por: Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes
Com a chegada do período de estiagem, o trabalho de prevenção e controle a incêndios começa a ser realizado pela Prefeitura de Araguaína e Corpo de Bombeiros. O treinamento de sete brigadistas teve início na última quarta-feira e segue até hoje. Todos os trabalhos são intensificados nesta época do ano, que é mais propícia aos focos, trazendo transtornos ao meio ambiente e saúde.
Nos dias 30 e 31 de maio, na sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), os brigadistas tiveram as instruções teóricas de combate a incêndio e noções de primeiros socorros. Hoje, a partir das 14 horas eles realizarão aula prática, na chácara da Polícia Militar, localizada na TO-222, logo após o posto policial Jacubinha.
De acordo com o comandante do 2ºBBM, Major Ciro Guimarães Filho, essa parceria é muito importante. “Todos os anos a Prefeitura disponibiliza servidores para trabalhar junto conosco neste período. Unindo forças, ficará mais fácil de combater o fogo, que infelizmente ainda é frequente na região”, disse.
Os brigadistas já começam a atuar na próxima segunda-feira, 4, em escala de 12 horas de trabalho, por 36 de descanso. Haverá sempre um revezamento, três homens em um turno e quatro em outro.
Protocolo do Fogo e população
A Prefeitura de Araguaína aderiu, em 2017, ao programa Protocolo do Fogo, que tem como objetivo o compromisso voluntário da sociedade local em debater problemas relacionados ao uso do fogo e seus efeitos ao meio ambiente.
Desenvolvido em conjunto com órgãos ambientais e a sociedade civil organizada, o Protocolo do Fogo atua tanto na parte de prevenção como também no combate direto aos focos de incêndio na zona urbana e rural.