Durante todo o mês serão realizados exames clínicos e ações de conscientização sobre prevenção nas Unidades Básicas de Saúde e Secretarias Municipais
A Secretaria Municipal da Saúde iniciou hoje a Campanha Outubro Rosa 2018. A abertura foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Couto Magalhães, onde as mulheres participantes assistiram a palestras sobre vida saudável e exames clínicos de mamas e de Papanicolau. Durante o mês, a expectativa é de que mais de três mil mulheres sejam atendidas pela Atenção Básica, responsável por encaminhar casos de risco para a realização da mamografia.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Littza Ferreira, as mulheres entre 50 e 69 anos são público alvo dos atendimentos, que devem ser realizados anualmente, assim também como mulheres com mais de 35 com histórico de câncer na família ou com agravos de riscos, como obesidade, alcoolismo e tabagismo.
“Os agentes de saúde percorrem as casas para alertar sobre os cuidados necessários e desmitificar o câncer. Há mulheres que não fazem o teste porque acreditam que irão desenvolver o tumor se ficarem com isto em mente, mas é um grande erro. É preciso realizar os exames de rastreio, mesmo se a mulher não sente qualquer incomodo ou caroço nas mamas. Identificando se é um nódulo, um cisto ou tumor. Ter o diagnóstico precoce ajuda no tratamento mais efetivo”.
A dona de casa Zenilda Pereira da Silva, 45 anos, fez sua primeira mamografia no ano passado. Ela conta que entende a necessidade dos exames e participa das ações da Saúde para se manter saudável. “Eu faço o autoexame desde que tive minha primeira filha, aos 16 anos. Também sempre aconselho as mulheres a fazerem o mesmo. No ano passado, minha filha, que hoje tem 29 anos, descobriu um cisto em formação e fez a cirurgia para retirar”.
Cuidados
Segundo a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Thays Batista, para diminuir os riscos de desenvolvimento do câncer é necessário combater o sedentarismo, ter alimentação balanceada e rica em vitaminas antioxidantes, além de evitar maus hábitos alimentares.
“Existem estudos que associam o açúcar, alimentos industrializados e gordurosos ao desenvolvimento de tumores. Uma dica para se manter saudável é evitar tudo isto e dar preferência aos alimentos ricos em fibras e Vitaminas E e C, que tem poder antioxidante. Como leite desnatado, principalmente o leite cru que você mesmo desnata em casa, castanhas, abacate, acerola, laranja, frutas cítricas em geral, e também verduras folhosas, como alface”.
Com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa 22% dos casos anuais de câncer no Brasil. O instituto estima que o número de novos casos da doença neste ano será mais de 59 mil em todo o País, com óbitos acima de 14 mil.
Programação
Dia 4 (quinta-feira)
7h30 a 17h30 – UBS Couto Magalhães – Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães;
Dia 17 (quarta-feira)
7 às 18 horas – UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança;
7 às 18 horas – UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;
7h30 às 17h30 – UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;
Dia 18 (quinta-feira)
7 às 13 horas – UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;
7 às 13 horas – UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte;
7h30 às 18h30 – UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;
7h30 às 17h30 – UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína;
7h30 às 17h30 – UBS Dr. Dantas – Rua CE, Qd 22 Lt 01, Setor Jardim Costa Esmeralda;
Dia 19 (sexta-feira)
7 às 18 horas – UBS Araguaína Sul – Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaína Sul;
7h30 às 17h30 – UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã;
7h30 às 17h30 – UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione;
7h30 às 17h30 – UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortênsias, nº 46, Setor Jardim das Flores;
7h30 às 17h30 – UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba;
Dia 23 (terça-feira)
7 às 13 horas - Posto Avançado Barra da Grota
Dia 24 (quarta-feira)
7 às 18 horas – UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;
7 às 18 horas – UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul.
"É preciso realizar os exames de rastreio, mesmo se a mulher não sente qualquer incomodo ou caroço nas mamas", afirma a coordenadora da Saúde da Mulher, Littza Ferreira