Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2019
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2019
  • Dimas faz visita técnica ao Mercadão de São Paulo para implementar Feirinha

Dimas faz visita técnica ao Mercadão de São Paulo para implementar Feirinha

Publicação:  03/07/2019 05h36
Última modificação:  03/07/2019 05h36
Compartilhar:
Dimas faz visita técnica ao Mercadão de São Paulo para implementar Feirinha

Objetivo foi conhecer os sistemas de distribuição dos boxes, além de segurança, acessibilidade, iluminação e acabamentos.

Por Mara Santos | Foto: Divulgação 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, realizou na última quinta-feira, 27, uma visita técnica ao Mercado Municipal Paulistano, ou Mercadão de SP, como é conhecido por seus frequentadores. O Mercadão ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída e conta com 290 boxes. São mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.

“O Mercadão de SP é referência no Brasil em relação à comercialização de hortifrúti numa maneira mais popular, com séculos de trabalho. Fomos avaliar para ter como parâmetro a distribuição dos boxes, largura dos colhedores, entre outros. São detalhes que irão contribuir para a finalização da nova Feirinha, para que a gente tenha um comércio de qualidade, com os produtos bem organizados”, comentou Dimas.

Técnico que acompanhou o prefeito durante a visita, o arquiteto e urbanista José Guimarães, responsável pela autoria do projeto e fiscalização às obras, afirmou que a equipe avaliou ainda como funcionam os sistemas no Mercadão. Foram observados segurança e monitoramento, acessibilidade, iluminação e detalhes de acabamento da edificação. “A ideia é fazer o aprimoramento final desse projeto que está chegando em breve à fase de acabamento”.

Mercado da Feirinha

Com previsão de conclusão ainda neste ano, as obras de construção do Mercado Municipal da Feirinha entrarão, a partir desta semana, na fase de montagem da estrutura pré-moldada principal e, na sequência, será iniciada a execução das divisões internas, calçadas, finalizando com os acabamentos.

O local contará com boxes comerciais, banheiros, elevador, praça de alimentação e setor administrativa. O prédio também contará com estacionamento e rampas de acessibilidade. A obra tem investimentos de R$ 4.016.662,12, com recursos de emenda da senadora Kátia Abreu e contrapartida de 10% do Município.

Revitalização

A região da Feirinha começou a ser revitalizada em junho de 2017, com a desocupação dos 82 imóveis do primeiro quarteirão e a demolição da primeira etapa. No espaço desocupado, está sendo implantado o novo Mercado Municipal.

Após a conclusão da obra, os feirantes que estão hoje no prédio atual terão prioridade para realocação aos novos guichês. A equipe da Prefeitura também realizou trabalhos sociais no local, como conscientização e condução dos dependentes químicos para tratamentos de forma voluntária. De acordo com a Polícia Militar, a violência que existia na região já diminuiu consideravelmente.

Próximos passos

O segundo e terceiro quarteirões da Feirinha serão destinados à construção de uma praça e do Complexo de Delegacias da Polícia Civil. Os 72 imóveis que compõem os dois quarteirões já foram avaliados pela Defesa Civil e contam com o Parecer Técnico de Vistoria e Avaliação das Benfeitorias, que serão devidamente indenizadas.

Foi formada uma comissão com cinco representantes dos moradores para acompanhar todo o andamento do processo, que também é acompanhado pela Defensoria Pública Estadual (DPE).

O próximo passo será o encaminhamento dos processos para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que agendará as audiências individuais de conciliação. Somente após os acordos é que será iniciada a revitalização dos próximos quarteirões. 

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2019
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante