Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2020
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2020
  • Coordenadora da Saúde do Trabalhador ensina usar e lavar máscara de pano

Coordenadora da Saúde do Trabalhador ensina usar e lavar máscara de pano

Publicação:  16/04/2020 14h19
Última modificação:  16/04/2020 14h19
Compartilhar:
Coordenadora da Saúde do Trabalhador ensina usar e lavar máscara de pano

Lilaléa Fernandes explicou a importância do item de segurança, a maneira correta de fixar ao rosto e ainda como higienizar para reutilização

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

O Ministério da Saúde orienta que o uso de máscara pela população é necessário para diminuir o contágio do coronavírus e a Prefeitura de Araguaína foi a primeira do Brasil a exigir essa ação dos moradores. A partir de amanhã, 17, todos devem participar da prevenção em locais públicos e para que utilizem corretamente o item, a coordenadora do Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador (Cerest), Lilaléa Fernandes, ensinou como adaptar e lavar máscaras de pano, que são reutilizáveis.
 
De acordo com Lilaléa, o primeiro ponto a ser observado é que o uso do equipamento não exclui o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e outras medidas. “O uso do item evita que gotículas de saliva contaminem tudo o que estiver no ambiente, inclusive outras pessoas. Quando nós falamos, gotículas saem da boca até dois metros de distância e quando tossimos ou espirramos até sete metros”.
 
As máscaras de pano devem ser feitas com duas camadas de tecido 100% algodão, sem elastina, ou Tecido não Tecido (TNT), e individual. Clicando aqui https://bit.ly/2XnknfT é possível acessar uma matéria que ensina como fabricar a proteção usando camisetas e meias velhas. Ela deve cobrir do talo do nariz ao início da papada e as bochechas.
 
Colocando a máscara
Antes mesmo de tocar na máscara é preciso certificar que as mãos não estão contaminadas. “Lave bem as mãos com água e sabão e use álcool em gel ou 70% para esterilizar. Esfregue as pontas e entre os dedos, palmas e costas das mãos e ainda o pulso”, ensinou a coordenadora. Só após o procedimento a pessoa pode pegar a máscara pelas alças e fixar ao rosto, usando ganchos na orelha ou amarra na nuca.
 
Não pode sobrar pano
Com as mãos esterilizada é permitido ajustar a máscara para que não sobre nenhum canto aberto. “O ar tem que entrar e sair pela máscara na parte da frente, área da boca e nariz, e nunca pelas laterais. Se os óculos estão embaçando é preciso subir a máscara ou colocar um esparadrapo para fechar a ponta”, alertou a técnica. Um erro comum em ajustes é cruzar as pontas da alça para encurtar, o que acaba abrindo ainda mais a máscara. “Para encurtar dê apenas um nós na ponta da alça”.
 
Cuidado na troca
O uso de cada máscara não deve passar de duas horas, sendo menor o período caso esteja muito quente ou a pessoa tenha feito esforço físico. “Quem trabalha por oito horas tem que ter, no mínimo, quatro unidades”, observou Lilaléa. Para fazer a troca ou retirar a pessoa deve colocar a máscara usada dentro de um saco plástico exclusivo, pegando sempre pelas alças e limpando a mãos antes e após o processo.
 
Responsabilidade individual
Quem usou o objeto de segurança tem o dever de lavar também, manualmente e separadamente. A receita para desinfecção é misturar em um pote ou bacia meio litro de água, sabão e uma colher de sopa de água sanitária. “Esses itens devem ser exclusivos para a lavagem das máscaras. Se a pessoa não tiver sabão líquido, deve separar uma barra somente para esta limpeza”, ressaltou a coordenadora. Depois de 15 minutos de molho, a pessoa deve esfregar bem, enxaguar, secar no varal pelas alças e é orientado também passar com ferro elétrico quente.
 
Será crime não usar
A partir de amanhã, 17, a população de Araguaína deve usar máscara em todos os locais públicos, inclusive no comércio. Somente não são considerados ambientes públicos ou de livre acesso as residências, e locais públicos e privados onde somente uma pessoa utilize ou trabalhe.
 
A regra foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 217/20, que está publicado no Diário Oficial do último dia 6. A multa para quem for flagrado sem o item é de R$ 50, sendo R$ 100 por reincidência e no terceiro flagrante a pessoa responderá por crime contra ordem e saúde pública. A receita oriunda de eventuais multas será destinada à aquisição de equipamentos e insumos para o combate à pandemia.
 
A fiscalização será feita conjuntamente pela Vigilância Epidemiológica, Fiscalização Ambiental, Fiscalização de Posturas, Fiscalização Sanitária, Fiscalização Fazendária e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, com apoio das Polícias Militar, Civil e Ambiental e Corpo de Bombeiros. As denúncias devem ser feitas peles telefones 190; 9.9949-5394; 3411-5640 e 3411-5639 em horário comercial; por mensagem via Whatsapp 9.9972-6133; ou e-mail demupe@araguaina.to.gov.br.


Antes mesmo de tocar na máscara é preciso certificar que as mãos não estão contaminadas. “Lave bem as mãos com água e sabão e use álcool em gel ou 70% para esterilizar. Esfregue as pontas e entre os dedos, palmas e costas das mãos e ainda o pulso”, ensinou a coordenadora




“O ar tem que entrar ou sair pela máscara na parte da frente, área da boca e nariz, e nunca pelas laterais. Se os óculos estão embaçando é preciso subir a máscara ou colocar um esparadrapo para fechar a ponta”, alertou a técnica


Para fazer a troca ou retirar, a pessoa deve colocar a máscara usada dentro de um saco plástico exclusivo, pegando sempre pelas alças e limpando a mãos antes e após o processo



A receita para desinfecção é misturar em um pote ou bacia meio litro de água, uma colher de sopa de água sanitária e sabão

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2020
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante