Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2020
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2020
  • Lombadas substituirão tachões nas ruas de Araguaína

Lombadas substituirão tachões nas ruas de Araguaína

Publicação:  08/12/2020 09h05
Última modificação:  08/12/2020 09h05
Compartilhar:
Lombadas substituirão tachões nas ruas de Araguaína

Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) alterará 63 pontos entre vias do Município

Por Marcelo Martin - Foto: Divulgação

Os tachões de ruas e avenidas de Araguaína, popularmente conhecidos como "tartagurinhas", estão sendo retirados para darem lugar a lombadas. Com a ação, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) pretende diminuir os riscos de acidentes e atender as normas de acessibilidade. Além disso, a alteração cumpre uma determinação do Ministério Público que é cobrada em várias cidades brasileiras.
 
O presidente da ASTT, Fábio Astolfi, explica que os tachões também não estavam promovendo reduções de velocidade. "Devido às retiradas recorrentes de alguns blocos em vários pontos, os condutores passam sem precisar reduzir a velocidade, o que pode iludir quem estiver cruzando a via e ocasionar acidentes”.
 
Ao todo, 63 pontos da cidade terão a retirada dos tachões, entre eles as ruas Flor de Liz, Alfredo Nasser e das Mangueiras, e também avenidas Filadélfia, Castelo Branco e Campos Elísios. As lombadas serão gradativamente instaladas e não necessariamente no local onde havia os tachões, já que o Departamento de Engenharia da ASTT tem um novo estudo sobre redução de velocidade nas vias.
 
A Prefeitura segue determinação do 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína. De acordo com a Resolução 336/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é proibido o uso de tachas e tachões como redutores de velocidade e sonorizadores. Os tachões são utilizados apenas em sinalização rodoviária para divisão do fluxo de sentidos opostos e para o balizamento de interferências na pista.
 
Trabalho preventivo
Desde 2015, internações e mortes em hospitais ocorridas por acidentes de trânsito, em Araguaína, apresentam queda progressiva e, em 2019, já caíram pela metade. A diminuição iniciou no ano em que a Prefeitura de Araguaína criou a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), para atuar no tripé: fiscalização, engenharia e educação. A informação é do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), com dados consolidados de janeiro a outubro.
 
A redução contribuiu para a desocupação dos hospitais. No comparativo, foram 10 anos a menos nos leitos pagos com dinheiro público, totalizando menos 3.528 dias de permanência dos acidentados nos leitos. Em número totais, eram 9.047 e agora são 5.519 dias de permanência, por ano, incluindo ocupações na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2020
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante