Curso realizado em Palmas pelo Hospital do Coração (HCOR/SP) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, contou com a presença de 45 profissionais de seis municípios
Por Adriana Santana | Foto: Divulgação
Profissionais da Saúde de Araguaína que atuam na linha de frente do combate à covid-19 participaram, entre os dias 3 e 5, em Palmas, do curso de suporte a pacientes em estado grave da doença, com o objetivo de qualificar o serviço ofertado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais de Campanha e outras unidades que recebem pacientes da covid.
A capacitação, realizada pelo Hospital do Coração (HCOR/SP) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou com a presença de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. De Araguaína, seis profissionais concluíram o curso na quinta-feira, 4, e serão multiplicadores do conhecimento para os demais profissionais do município ao retornarem para suas unidades de trabalho.
“Gostaríamos de mandar um número bem maior de profissionais, mas como o curso tem vagas limitadas e abrange outros municípios do estado, não foi possível. Agora, com o retorno dos que vivenciaram, daremos a oportunidade para que compartilhem da experiência com os demais, principalmente, das técnicas que ajudarão a seguir com nossa missão de proteger vidas”, destacou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.
Da capacitação
Durante o curso, os profissionais foram qualificados por meio de novas técnicas, bem como do aperfeiçoamento das técnicas já praticadas, no procedimento de entubação de pacientes graves da covid-19. Além da teoria, os participantes vivenciaram na prática o manejo do ventilador mecânico, indicado para casos onde a pessoa necessita desse tipo de ventilação.
Ao todo, 45 profissionais de Saúde das UPA’S de Araguaína, Palmas, Porto Nacional e Gurupi, do Hospital Regional de Augustinópolis, Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e Hospital Regional de Porto Nacional participaram do curso.
Experiência
O Médico Danyllo Carvalho, que atende no Anexo covid-19 da UPA de Araguaína e também na Unidade de Referência do Bairro JK, exclusiva para pacientes suspeitos da doença, participou do curso e destacou a importância da soma de conhecimentos.
“Curso excepcional, com uma didática dinâmica que nos permitiu processar melhor tudo que foi ensinado. Agregar o que vivemos na capacitação, com o que já realizamos nas nossas unidades vai aperfeiçoar ainda mais o atendimento, nos permitindo ter maior êxito na condução dos nossos pacientes”, disse.
Além disso, o profissional destacou a oportunidade que a Secretaria Municipal de Saúde deu não apenas da participação no curso, mas a de transmitir o conhecimento adquirido a toda equipe de trabalho, afinal, o melhor atendimento depende de todos.