Centro Especializado em Reabilitação está trabalhando com atendimentos agendados para evitar aglomerações na unidade e garantir a continuidade do serviço essencial aos pacientes
Por Felipe Maranhão | Foto: Marcos Sandes/Ascom
O CER (Centro Especializado em Reabilitação) reforçou os protocolos de segurança para atendimento dos pacientes em Araguaína. A unidade que é administrada pelo Hospital de Amor de Barretos chegou a interromper temporariamente os serviços após o aumento no número de casos positivos de covid-19 na cidade, mas retomou às atividades normais na semana passada com mais de 80 pacientes.
“A nossa maior preocupação é a saúde e o bem-estar dos pacientes. Para que não houvesse um maior risco de novas infecções o Centro de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital de Amor achou prudente pararmos as atividades temporariamente, mas já reorganizamos nossos protocolos e começamos a receber os pacientes tomando todos os cuidados necessários”, explicou a supervisora administrativa do CER de Araguaína, Giovanna S. Andruccioli.
Além da aferição da temperatura logo na entrada, uso de máscara e de álcool 70% obrigatórios, os atendimentos são agendados, evitando a espera na recepção e a aglomeração de pessoas no local que passa por esterilização diária.
Atendimento humanizado
Em Araguaína, os atendimentos do CER são oferecidos de forma gratuita por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade conta com diversas especialidades para tratamento físico, intelectual, auditivo e visual, com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, além da equipe médica.
Desde a inauguração da unidade especializada no ano passado, 723 pacientes já foram atendidos com um total de 5.528 procedimentos realizados. Para a Thais Moraes, que é mãe do Calos Eduardo de 3 anos, a garantia do atendimento do filho que teve paralisia cerebral durante a gestação, tem sido de extrema importância.
“Quando ele começou o acompanhamento aqui no CER há três meses, não conseguia nem mesmo andar. Hoje meu filho já mostra muita evolução, tanto com os movimentos, quanto com a parte de socialização e até a fala. Estou muito feliz”, disse Thais Moraes.
Acesso garantido
Além dos atendimentos gratuitos, o CER também oferece transporte para aqueles pacientes que não têm como ir até a unidade. No caso da Juraci Jardim, que precisa trazer a filha cadeirante duas vezes por semana até a unidade, este serviço tem garantido a continuidade do tratamento.
“Nós moramos no Setor Itaipu, é longe daqui. Mas como não temos transporte próprio seria muito difícil trazer minha filha. É muito gratificante ver que nós temos aqui na cidade um serviço tão bom e tão completo, coisa que só víamos em grandes cidades do país”, concluiu a dona de casa.