O Centro de Controle de Zoonoses e a Clínica de Castração são os postos fixos disponíveis para imunização de 29 mil animais
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araguaína deu início na última segunda-feira, 1º, à Campanha de Vacinação Antirrábica para imunizar cães e gatos. As doses da vacina são de graça e aplicadas em animais com mais de três meses de vida.
Nessa primeira etapa da campanha, o Município disponibilizou dois postos fixos na cidade para vacinação, sendo um no próprio CCZ na Avenida Verdes Mares nº 21, Parque Sonhos Dourados, com horário de atendimento das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, e no Centro de Castração Municipal na Avenida Santa Terezinha, nº 506, Santa Terezinha, no período das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
“Por causa da pandemia, a secretaria precisou estabelecer logística especial para realizar a campanha, mantendo os cuidados necessários contra a covid-19. Durante o atendimento, seguiremos as recomendações do uso da máscara e a vacinação por ordem de chegada com distanciamento necessário. Destacamos também que não será permitido levar vacina para aplicação no animal em casa”, explicou a médica veterinária do CCZ, Luciana Gomes.
Vacinação bairros
Também faz parte da campanha a vacinação porta a porta com a colaboração dos agentes de combate a endemias. A ação itinerante começa a partir da próxima segunda-feira, 8, e será realizada nos bairros e na zona rural da cidade.
“Nossos agentes estarão identificados com uniforme do Município ou camiseta da campanha e percorrerão as ruas visitando as casas que têm cachorro ou gato para serem vacinados contra a raiva. É fundamental que o morador receba o nosso agente usando máscara e colabore com a imunização que é muito importante para evitar a doença”, destacou a médica veterinária.
A meta é vacinar aproximadamente 29 mil animais em Araguaína, sendo uma média de 20 mil na zona urbana e quase 9 mil na zona rural.
Sobre a doença
A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida do animal para o ser humano. Ela afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. Em Araguaína, já são 14 anos sem nenhum caso da doença em humanos e animais.
“Queremos continuar livre dessa doença e contamos sempre com a colaboração da população que ao longo dos anos sempre atendeu aos nossos chamados, aderindo as campanhas e demonstrando cuidados com seus animais de estimação, por isso, acreditamos que alcançaremos nossa meta de vacinação”, declarou a médica veterinária Luciana Gomes.
Procura positiva
A campanha começou nesta semana e já é boa a procura pela vacina, com mais de 100 animais imunizados. A cadela Belinha foi uma das que garantiu a vacinação contra a raiva nesta quarta-feira, 3.
“Já são oito anos convivendo com a Belinha e a cada campanha busco logo o CCZ para não perder a oportunidade de garantir a proteção dela, afinal, ela é o xodó da casa e por isso cuidamos bem da saúde da nossa cachorrinha”, enfatizou a dona da cadela, Leila dos Santos Mel.