O instituto é responsável por garantir a prestação dos benefícios previdenciários aos servidores do município
Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom
Por escolha do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, o gestor Carlos Murad se manteve na presidência do Impar (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína), onde atua desde 2013. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica Dom Orione, o presidente é o 17º personagem da série “Conhecendo a gestão” de Araguaína, que tem como objetivo aproximar a população dos secretários municipais.
Natural de Presidente Prudente (SP), veio para o Tocantins na década de 80 para acompanhar o seu pai, que comprou uma propriedade rural no estado do Pará e notaram o potencial econômico de Araguaína e decidiram morar na cidade. O gestor conta que desde a juventude gosta da área de gestão pública e durante a sua carreira se inspirou nos passos da família.
“Eu sempre gostei da carreira política, desde jovem na escola. Além disso, teve uma época que eu e a minha família acompanhamos um senador por vários anos. Nesse meio tempo, em 1985, o meu pai morreu e nos afastamos temporariamente da política para administrar os bens da família”, relembrou o presidente.
Experiências profissionais
Carlos Murad atuou na cidade como comerciante. Em 1997, foi assessor na Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), onde trabalhou por seis anos. De 2002 a 2007, foi assessor na Câmara dos Deputados e trabalhou na Secretaria das Cidades, em 2011.
Metas alcançadas
Há oito anos na presidência do Impar, ele aceitou o convite com tranquilidade, pois estava alinhado com a área que gostaria de atuar e destaca os avanços obtidos nesse período à frente do instituto, desde o aumento dos recursos a agilidade nos processos previdenciários.
“Eu me sinto muito bem, pois é gratificante fazer um trabalho e está dando certo. Quando eu assumi o cargo, o patrimônio do Impar era de R$ 78 milhões, hoje estamos em quase R$ 200 milhões, ou seja, nós conseguimos crescer. Também fizemos muitas modificações, passamos a trabalhar com vários bancos, além da redução no processo de aposentadoria, antes levávamos 120 dias, atualmente são 60 dias para aposentar um servidor e também qualificamos nossos conselheiros”, afirmou o gestor.
Atribuições e expectativas
O instituto é responsável por garantir a prestação dos benefícios previdenciários aos servidores do município e atende 2.600 segurados, 494 aposentados e 80 pensionistas. O Impar funciona por meio de um regime próprio de previdência, controlado e fiscalizado pelo Ministério da Previdência Social. O gestor destaca a importância da reformulação da lei para manter a qualidade do serviço.
“A nossa meta esse ano é a reformulação da lei do Impar que está defasada, pois é de 1989, o que tem nos preocupado em alguns aspectos, principalmente quanta à forma de aposentar os novos servidores que estão entrando. Além de manter ou aumentar os recursos que conseguimos arrecadar, com objetivo de assegurar os direitos dos beneficiários e promover a melhoria da qualidade dos serviços previdenciários”, destacou.
Atualmente, o órgão conta com uma estrutura para funcionamento da secretaria, recursos humanos, contabilidade, setor jurídico, controle interno e serviços gerais. O Impar está localizado na Avenida José de Brito, nº 158, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas. O telefone para contato é (63) 3414-3835.
Em sua estrutura o Impar conta com secretaria, recursos humanos, contabilidade, setor jurídico, controle Interno e serviços gerais