Engenheiro civil também é o coordenador da unidade que gerencia grandes obras, como a Via Norte e a implantação de infraestrutura nos bairros
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
O engenheiro civil Nasser Iunes é a 11ª personagem da série “Conhecendo a gestão”, que tem o objetivo de aproximar a população dos gestores municipais. Ele é o escolhido pelo prefeito Wagner Rodrigues para assumir a presidência do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína. Além do cargo, continua como coordenador da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos), que gerencia o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína e as obras da Via Norte.
Nasser é mineiro de Ituiutaba (MG) e veio para Araguaína com a família nos anos 70 para investir na produção rural. Depois da chegada, saiu apenas para estudar na Escola de Engenheira do Triângulo Mineiro e retornou para ser um dos engenheiros pioneiros da região. No Tocantins, participou da gestão de diversas instituições, como Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Para o engenheiro, os convites para várias gestões são resultado de um perfil administrativo que cultivou desde pequeno. “Eu tive acesso à cultura, sempre fui um devorador de livros, e isso me ajudou no relacionamento humano, no interpessoal. Além disso, uma das minhas grandes paixões é o planejamento, é preciso acordar de manhã sabendo o que fará durante o dia”, afirmou.
Ele ainda contou que esse planejamento ajuda no sentimento de dever cumprido. “Uma vez eu vi a mulher do grande ator José Wilker falando dele. Ela o perguntava como havia sido o dia e ele respondia ‘estraçalhei’. É esse sentimento que a gente precisa ter. De ter respeitado as pessoas, convencido ou ter sido convencido e praticado bons hábitos que façam colocar a cabeça no travesseiro e dormir”.
Desenvolvimento e desafios
As prioridades de Nasser são as metas físicas financeiras e geográficas do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que é financiamento da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. As obras vão continuar a transformação da infraestrutura no Município e trazer mais preservação ao meio ambiente.
“Estamos correndo contra o tempo porque temos contrato até dezembro de 2023 para terminar todas as obras. É um grande desafio, estamos pegando problemas de décadas em Araguaína. Por isso, precisamos estar atentos ao cumprimento do cronograma e execução das obras”, ressaltou Nasser.
Atribuições do instituto
O Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína é responsável pela implementação de projetos estratégicos para a cidade, como o Araguaína Conectada e o sistema de videomonitoramento. O instituto ainda tem como atribuição ampliar a governança digital da cidade, lançar novas estratégias de atração de investimentos e aplicar a tecnologia e práticas consagradas em outras cidades para melhorar o desempenho da gestão em todas as áreas, articulando-se com entidades não-governamentais, universidades e outras esferas de poder, na busca de parcerias.
“Estamos correndo contra o tempo porque temos contrato até dezembro de 2023 para terminar todas as obras. É um grande desafio, estamos pegando problemas de décadas em Araguaína. Por isso, precisamos estar atentos ao cumprimento do cronograma e execução das obras”, ressaltou Nasser
As prioridades de Nasser são as metas físicas financeiras e geográficas do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que é financiamento da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina