Órgão é responsável por representar e prestar assistência nas funções político-administrativas da gestão do Município de Araguaína
Por Leide Mendes | Fotos: Marcos Sandes / Ascom
A secretária da Administração de Araguaína, Rejane Mourão, é a 14° personagem da série “Conhecendo a gestão”. Os perfis têm a finalidade de apresentar os gestores, seus currículos e atribuições, buscando aproximar a população da administração. Rejane Mourão é secretária da Administração de Araguaína desde 2019.
Natural de Goiânia, Rejane é filha de pioneiros e veio ainda criança com a família para Araguaína. Devido à pouca estrutura educacional da região naquela época, viveu boa parte da adolescência e juventude no eixo Araguaína-Goiânia.
Graduada em Psicologia, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ingressou no Serviço Público em 1997.
Ela atuou como Gerente de Recursos Humanos e Auditora Interna da ISO-9001/2000 no Senai Tocantins, superintendente de Recursos Humanos da Prefeitura de Araguaína de 2013 a 2016, quando passou a atuar como secretária executiva da Administração.
“Nos traz muito orgulho, porque mostra maior responsabilidade na contratação para uma maior eficácia na entrega de serviços”, concluiu a secretária, ao falar sobre a implantação inovadora de análise de perfil de todos os possíveis contratos e nomeações do Município.
Desafios
Para a secretária, os desafios da Administração atualmente são, além de mudar a sede da secretaria (com o intuito de melhorar o fluxo de trabalho), a otimização da gestão patrimonial, digitalização de todo o acervo de documentos, especialmente pessoal e licitatório.
Ainda são metas da pasta implementar gestão digital de documentos, implantar o E-social, previsto para junho, classificação do acervo documental de pessoal, padronização do fluxo de gestão patrimonial em todo o âmbito da administração pública municipal e inspeção dos registros de patrimônio, com classificação de bens.
Atribuições da Secretaria Municipal da Administração
Além de representar e prestar assistência ao prefeito nas funções político-administrativas, a secretaria é responsável por todos os atos de pessoal e gestão de pessoas do Município (contratação, folha de pagamento, férias, licenças, aposentadoria), gestão de patrimônios do Município, gestão e manutenção de veículos. O órgão também dá diretrizes às demais secretarias sobre transporte e frotas, licitações, alienações, concessões, permissões e autorizações, também são atribuições da secretaria.