Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2021
  • Mortes por covid em Araguaína se aproximam dos índices do pior momento na pandemia

Mortes por covid em Araguaína se aproximam dos índices do pior momento na pandemia

Publicação:  26/03/2021 13h17
Última modificação:  26/03/2021 13h17
Compartilhar:
Mortes por covid em Araguaína se aproximam dos índices do pior momento na pandemia

Na última semana, 8 vidas foram perdidas para doença. Nesta, até quinta-feira, 25, mais 17 óbitos foram registrados

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

 
O Brasil está passando nesta semana por seu pior momento na pandemia, com recorde de mortes por dia e hospitais lotados em todos os estados. Em Araguaína, mesmo a Prefeitura ampliando o número de leitos, a cidade também chegou ao limite de ocupação e segue crescendo o número daqueles que perdem a vida para a covid-19.
 
Na última semana, 8 vidas foram perdidas e já nos primeiros cinco dias desta semana, de 21 a 25, mais 17 óbitos foram registrados, de acordo com dados consolidados da Vigilância Epidemiológica. Os números atuais são semelhantes a agosto, quando Araguaína teve seu pior momento com 19 mortes em uma única semana.
 
Até essa quinta-feira, 25, foram registradas ao todo 307 óbitos por covid-19. Para a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia, a solução para evitar mais mortes é seguir as três regras. “Isolamento, uso de máscara e higienização das mãos. Isso é básico e fácil de fazer. Se pessoa ficar em casa e evitar sair sem necessidade, contribui para diminuir a contaminação”, afirmou.
 
Idosos são vítimas
Mais de 80% dessas mortes são de pessoas acima dos 60 anos, o que é inversamente proporcional às faixas etárias com mais contaminações, já que o grupo representa somente 11% dos doentes com diagnóstico positivo. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regina Gomes, a unidade que acompanha todos os casos de Araguaína recebe muitos relatos sobre a contaminação dentro da própria família.
 
“Existe sim aquele idoso que tem uma rotina, que vai ao mercado, a farmácia, ao banco, mas a grande maioria da contaminação dos idosos é por mais jovens da família. Nos primeiros dias de sintomas, essa pessoa mais jovem sente sintomas leves, mas não se atenta e continua convivendo normalmente”, explicou Regina.
 
A coordenadora também ressaltou que os outros 20% das mortes, correspondente às pessoas entre 20 e 59 anos, pode ser pelo mesmo motivo da contaminação do idosos. “Quando essa pessoa mais nova não dá importância aos sintomas, ela acaba não procurando atendimento médico e o isolamento. É geralmente assim que a doença se agrava e acaba sendo tarde para procurar a ajuda”.
 
Vacinação
A Prefeitura de Araguaína está fazendo sua parte com várias ações, como vacinação, desinfecção de áreas públicas, testagem em massa, determinação e fiscalização de médicas de segurança e a manutenção dos leitos exclusivos para tratamento de pessoas com covid-19.
 
Nessa última semana, foram recebidas doses suficientes para imunizar 100% dos idosos com mais 70 anos. Nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, mais duas ações de vacinação drive-thru foram realizadas no Parque de Exposições. O primeiro dia foi dedicado para idosos com mais de 75 anos e no segundo foi incluído no público-alvo o grupo entre 70 e 74 anos.

Vacinação nas UBS
Tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina disponível para idosos com mais de 75 nas unidades básicas de saúde, com exceção da UBS Lago Azul (Setor Lago Azul) e referências para atendimento covid: Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã), Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito).  Durante a semana, o atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Além disso, no sábado, 27, haverá o Dia D com as salas de vacinação abertas para facilitar o acesso do público-alvo, das 8 às 17 horas.  Os idosos acamados, sem condições de ir ao drive- thru ou nas unidades básicas, receberão a vacina em casa.
 
Mais atendimento
Desde o último dia 22, Araguaína conta com mais uma unidade básica referência para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de covid-19. A Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Gomes Marinho fica no Setor Maracanã.
 
A população de Araguaína também pode buscar atendimento em caso de suspeita de covid nas unidades Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito). O Hospital Municipal de Campanha localizado no Jardim das Flores continua atendendo casos de urgência e emergência
 
Nas feiras
A Prefeitura está ampliando o espaço das feiras para outras ruas para que as barracas tenham maior distanciamento. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras tanto pelos feirantes quanto pelos visitantes, observando os cuidados com o manuseio e posicionamento correto no rosto e manter o hábito da limpeza constante das mãos com álcool 70% também precisa ser observado.
 
Também não pode haver, entre os feirantes e clientes, pessoas com idade a partir de 60 anos ou com sintomas de gripe ou resfriado.
 
Fiscalização integrada
Uma força-tarefa formada por fiscais municipais e forças de segurança do Estado estão fiscalizando vários estabelecimentos e moradores sobre o cumprimento das medidas contra covid-19.
 
Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411.5640 / (63) 99949.5394 / (63) 99972.6133.


Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante