Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2021
  • Prefeitura de Araguaína interdita bares por descumprimento das medidas de segurança contra covid-19

Prefeitura de Araguaína interdita bares por descumprimento das medidas de segurança contra covid-19

Publicação:  22/02/2021 07h36
Última modificação:  22/02/2021 07h36
Compartilhar:
Prefeitura de Araguaína interdita bares por descumprimento das medidas de segurança contra covid-19

Mais uma fiscalização foi realizada neste sábado em vários estabelecimentos, pelo Demupe e Polícia Militar, atendendo denúncias de moradores e do Ministério Público Estadual

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Em Araguaína, o Demupe (Departamento Municipal de Posturas e Edificações) e a Polícia Militar realizaram, nesse sábado, 20, mais uma ronda noturna para fiscalizar bares e restaurantes quanto ao cumprimento das medidas de segurança contra a covid-19 contidas no Decreto nº 005/21. Nessa ação, dois estabelecimentos foram interditados.
 
Segundo o diretor do Demupe, Nicásio Mourão, os estabelecimentos fiscalizados são alvo de denúncias de moradores e do Ministério Público Estadual (MPE). “Observamos na ação a perturbação do sossego, que é relacionada ao som alto, e o não-cumprimento de medidas de segurança contra a covid-19 previstas no decreto municipal, como exceder o limite de horário, que aos finais de semana é fixado à meia-noite”, explicou.
 
Os dois estabelecimentos interditados terão que assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPE para reabrir. “Após as interdições desses dois pontos, as equipes percorreram outros bares e restaurantes e todos vistoriados já se encontravam fechados”, relatou o diretor. 
 
Poluição sonora
Criada pela Prefeitura em parceria com o MPE para garantir o sossego, a Lei Complementar nº 071/19 estabeleceu alguns parâmetros para aferição do volume, uma vez que é ilegal a poluição sonora. Cabe ao poder público prover o necessário para garantir o direito ao meio ambiente sadio e equilibrado, bem como minimizar os riscos à saúde.
 
O limite máximo de som em ambientes alcançados em eventos fica definido em até 75 decibéis, medidos. Para averiguar a regularidade do volume, os fiscais do Demupe fazem a medição a uma distância de 10 metros das laterais frontais da edificação com um decibelímetro. A multa para caso seja constatado o excesso é de R$ 1.100 e nesse final de semana nenhuma autuação foi aplicada.
 
Medidas preventivas
O Decreto Municipal nº 005/21, publicado no Diário Oficial do dia 21 de janeiro, estabelece que ficam suspensos por tempo indeterminado, tanto em áreas públicas quanto privadas, todos e quaisquer eventos públicos e privados, tais como: shows, apresentações culturais, festas, confraternizações e correlatos. Bares e restaurantes podem funcionar das 7 às 23 horas dos domingos às quintas-feiras, e até a meia-noite das sextas-feiras e sábados ou feriados.
 
Também fica terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica em todo e qualquer local público no Município de Araguaína, medida que foi amplamente apoiada e que pode ser estendida para venda em bares e restaurantes em caso de agravamento.
 
Na celebração de missas, cultos e rituais, os templos religiosos manterão assentos individuais afastados um dos outros por, no mínimo, 1,5 metro, determinando-se assim a capacidade máxima de fiéis e fixando-a através de placas em todos os acessos.
 
Além do mesmo afastamento, os estabelecimentos bancários, comerciais e de serviços, bem como feiras, devem disponibilizar obrigatoriamente aos clientes e trabalhadores álcool 70 graus INPM, limitar entrada de 1 pessoa para cada cinco metros quadrados do estabelecimento e informar essa capacidade máxima em placa informativa, entre outras ações.
 
Continua proibida a entrada e a permanência de qualquer pessoa sem máscara de proteção respiratória em todos e quaisquer estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, de serviços e órgãos públicos, sendo de responsabilidade destes o impedimento. Isso vale também para veículos de transporte como táxis, mototáxis, ônibus e outros de transporte coletivo.
 
Covid-19 ainda em alta
O boletim de acompanhamento dos casos de coronavírus em Araguaína divulgado nesse domingo, 21, registrou 55 confirmações para covid-19 no último sábado, 20. São 33 mulheres e 22 homens.
 
Com esses, o Município chegou aos 20.766 casos confirmados, sendo desses 586 casos ativos da doença, 19.914 recuperados e 266 óbitos. As UTI (unidades de tratamento intensivo) da doença na cidade estão com taxa de ocupação de 62,9%. Já os leitos clínicos, estão 38,2% ocupados.

Vacinômetro
A Prefeitura vem atuando em várias frentes para frear a contaminação do coronavírus, entre elas a vacinação. Ao todo, Araguaína recebeu 7.010 doses de vacina contra covid-19 para primeira aplicação e 6.527 pessoas já foram vacinadas. Além dessas, recebeu 2.300 doses para segunda aplicação nos primeiros grupos vacinados e 248 pessoas já completaram a imunização. 

Também está publicando o vacinômetro, com atualização diária das doses recebidas e aplicadas contra a covid-19, nos perfis sociais da Nossa Araguaína no Facebook, Instagram e Twitter. Os canais de comunicação são o único meio oficial em que a população deve se informar sobre o cronograma de vacinação em Araguaína.


Bares e restaurantes podem funcionar das 7 às 23 horas dos domingos às quintas-feiras, e até a meia-noite das sextas-feiras e sábados ou feriados


O Demupe e a Polícia Militar realizaram, nesse sábado, 20, mais uma ronda noturna para fiscalizar bares e restaurantes quanto ao cumprimento das medidas de segurança contra a covid-19 contidas no Decreto nº 005/21

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante