Com reaproveitamento de cabines telefônicas (orelhões), primeira casa de coruja buraqueira foi implantada nesta quarta-feira, 21, e teve a participação de alunos da rede municipal
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Neto Sandes
Celebrando o Dia da Árvore, a Prefeitura de Araguaína realizou nesta quarta-feira, 21, no Parque Cimba, a implantação da primeira casa de coruja buraqueira feita por meio do reaproveitamento de cabines telefônicas (orelhões). A ação faz parte do projeto inédito realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína em parceria com a Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína.
A instalação do abrigo para as corujas teve a participação de alunos da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, de técnicos ambientais e dos professores da Reciclarte.
“O projeto está em fase de desenvolvimento e a equipe da Reciclarte segue na fase de reforma dos orelhões. Hoje, colocamos o primeiro modelo dos abrigos que servirão para evitar atos de vandalismo contra o ninho desses animais, esse é o principal objetivo das unidades que confeccionaremos”, explicou o biólogo Tibério Dias.
As cabines telefônicas utilizadas na elaboração dos abrigos foram retiradas das ruas após o aumento do acesso aos celulares. Os aparelhos serão reformados, passarão por pintura e outras adequações, alinhadas com o meio ambiente.
Plantio de árvores
Além do lançamento do protótipo, os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores no Parque Cimba. Entre as espécies plantadas estão o oiti, pau preto e o ipê que são nativos da região.
De acordo com o assessor técnico ambiental Jhemerson Rodrigues, a ação faz parte das atividades de um projeto de educação ambiental desenvolvido nas escolas. “Esse momento é uma extensão do que levamos para a sala de aula, na prática as crianças aprendem o que é ecologia, além de criarem um vínculo afetivo e responsável com o parque, com as árvores, já que acompanharão a evolução das mudas plantadas por eles”.
Aprendendo a cuidar
O estudante Diogo Carvalho, de 11 anos, acompanhou atento o passo a passo do plantio. “Eu já ajudo minha mãe em casa quando ela quer plantar alguma coisa, só que eu não sabia como fazer direito, hoje com o tio explicando aqui eu já vou saber ajudar melhor a minha a plantar e a cuidar”.
Para a aluna Giovana Carolina, 11 anos, essa foi a primeira experiência com o manuseio de mudas. “Eu gostei muito de aprender como plantar e como cuidar depois, porque não é só colocar ela aqui, tem que molhar e sempre observar, senão ela morre”.
Desenvolvimento sustentável nas escolas
Desde o início deste mês, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente desenvolveram várias ações com os alunos da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, como palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas, como parte do Projeto ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) nas escolas. O projeto é realizado em todas as unidades de ensino durante o ano, seguindo um cronograma.
O objetivo do projeto é trabalhar a integração entre o ser humano e o meio ambiente promovendo a cooperação e comprometimento da comunidade com o meio ambiente. Dentro das escolas são realizadas atividades que fortaleçam os princípios da sustentabilidade por meio da política municipal de educação ambiental, em projetos, cursos, oficinas, eventos e campanhas de conscientização.
As cabines telefônicas utilizadas na elaboração dos abrigos foram retiradas das ruas após o aumento do acesso aos celulares
“Eu gostei muito de aprender como plantar e como cuidar da plantinha", disse a aluna Giovana Carolina.